Assinar

Uma nobre missão

Buscar
Publicidade
Opinião

Uma nobre missão

Quarenta anos após sua fundação, Meio & Mensagem segue fiel ao propósito original de gerar e compartilhar conhecimento para o desenvolvimento da indústria da comunicação


3 de abril de 2018 - 10h58

Foto: Denise Tadei

Fundado em 1978 com uma ideia na cabeça e muitas fichas de telefone no bolso, o Meio & Mensagem completa 40 anos de história neste mês de abril. As ações para destacar essa data emblemática tiveram início durante a cerimônia do Prêmio Caboré, em dezembro do ano passado, quando Salles Neto relembrou no palco do Citibank Hall os desafiadores primeiros momentos de sua jornada empreendedora: acompanhado de sua então assistente, o fundador e presidente do Grupo ligava para os líderes da indústria e potenciais anunciantes a partir de um orelhão instalado na rua onde ficava o escritório da empresa. Se não havia verba o bastante para a aquisição de uma linha telefônica própria, sobravam vontade e coragem para fundamentar os alicerces do veículo especializado que em sua longeva trajetória conquistaria relevância e respeito internacional raros para uma publicação segmentada.

Em março, foram entregues as primeiras homenagens a personagens marcantes das páginas de Meio & Mensagem nessas quatro décadas. Durante o Mídia Master Brasil, no Guarujá, Octávio Florisbal e Altino de Barros (falecido em fevereiro e representado por seu filho, o economista Octávio de Barros) tiveram ressaltadas as contribuições ao mercado ao longo de suas carreiras como executivos da indústria.

Nesta semana, o ritmo dos eventos e reportagens para marcar o aniversário de 40 anos entra numa dinâmica intensa, sempre em linha com a missão original da companhia: contribuir para o desenvolvimento do mercado de comunicação, marketing e mídia no Brasil, por meio da produção e distribuição de conhecimento — um propósito nobre que nasceu com o jornal impresso e hoje se materializa em múltiplas plataformas.

Na quarta-feira, 4 de abril, será realizado pela manhã, no Palácio Tangará, em São Paulo, o Fórum M&M 40 anos. O evento debaterá o papel da comunicação junto à sociedade e a relação intrínseca entre liberdade de imprensa e democracia, com as participações do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do economista Eduardo Giannetti e dos executivos Marcio Utsch,  presidente da Alpargatas, Mario D’Andrea, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, e Sérgio Valente, diretor de comunicação da Rede Globo.

Um dia antes, na terça-feira 3, acontece no Rio de Janeiro o Summit Rio2C by Meio & Mensagem. Na parceria estabelecida, Meio & Mensagem assina a curadoria e programação do seminário sobre marcas e conteúdo que abre o Rio2C, cuja ambição é se tornar uma referência na região em inovação e produção de conteúdo, inspirado no posicionamento do South by Southwest — e potencializado por toda a reputação já construída nos últimos anos pelo Rio Content Market, o mais importante evento da indústria da produção de conteúdo audiovisual latino-americana e que deu origem ao Rio2C. Até 8 de abril, os repórteres Bárbara Sacchitiello, Karina Balan Julio, Luiz Gustavo Pacete e Teresa Levin e o editor Fernando Murad trarão o que de mais interessante acontecer, diretamente da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, em uma cobertura especial nos mesmos moldes da feita para o SXSW, com notícias em primeira mão no site, entrevistas ao vivo no Facebook, os bastidores no Instagram Stories, as informações dos painéis em tempo real no Twitter, os artigos de blogueiros convidados e reportagens exclusivas para a edição impressa.

Nas semanas seguintes, serão lançados a edição superespecial do aniversário de 40 anos de Meio & Mensagem, o Acervo M&M, que dará acesso à versão digitalizada de todas as edições impressas publicadas por Meio & Mensagem, e os primeiros capítulos da série Next Now, que retratará os principais temas, tecnologias, processos, dinâmicas e tendências de mercado e consumo que serão relevantes para decifrarmos o futuro da comunicação. Também acontecerão, em abril, o Marketing Network Brasil, na Bahia, e, em maio, o ProXXIma, em São Paulo, e o Wave Festival in Rio, no Rio de Janeiro.

Será uma honra contar com você, caro leitor, ao longo dessa jornada de conhecimento, diversa em forma e conteúdo, que está apenas começando. Até o final do ano, e pelos próximos 40, vem muito mais por aí.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz

  • Impactos do retail data

    Como usar os dados do varejo para guiar a estratégia de marca