Viés de alta
Após recorde no faturamento publicitário da mídia brasileira no início do ano, executivos de marketing planejam crescer ainda mais a presença de suas marcas nos espaços comerciais dos veículos nos meses finais de 2024
Após recorde no faturamento publicitário da mídia brasileira no início do ano, executivos de marketing planejam crescer ainda mais a presença de suas marcas nos espaços comerciais dos veículos nos meses finais de 2024
A quatro meses do fim de 2024, o mercado publicitário brasileiro vive um momento otimista, com perspectiva de um encerramento de exercício com significativa alta nos investimentos destinados a compra de mídia. Seis em cada dez anunciantes dizem que investirão mais na ocupação de espaços publicitários neste segundo semestre, na comparação com o efetivado por suas marcas nos primeiros seis meses do ano. O dado é da nova rodada do Painel Marketing Trends, realizado por Meio & Mensagem e Kantar Ibope Media, da qual participaram 72 CMOs e decisores de marketing, que enviaram suas respostas online entre o final de junho e o início de agosto.
Esta é a sétima rodada do estudo, lançado no início de 2022 e, atualmente, realizado duas vezes por ano. Mesmo considerando que a série histórica ainda é curta, trata-se do fim de ano mais otimista nos planejamentos de compra de mídia. A rodada anterior já antevia um período promissor no aumento das verbas destinadas à compra de mídia, com 68% dos anunciantes prevendo investir mais em 2024, na comparação com o exercício anterior. Agora, os índices positivos apontam que 64% pretendem investir mais e 24% pretendem manter os valores praticados do primeiro semestre. São dados ainda mais significativos se considerarmos que 2024 já começou atípico, com o melhor primeiro trimestre dos últimos seis anos. Comparando com o período de janeiro a março de 2023, foi de 23% a alta aferida pelo Cenp-Meios no investimento em mídia feito pelos anunciantes via agências de publicidade. O índice é o maior para um primeiro trimestre desde que o painel do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) passou a fazer divulgações trimestrais, em 2018. O recorde anterior para os três primeiros meses do ano era de 2022, quando houve alta de 19% na comparação com o mesmo período do exercício anterior.
Embora o Cenp-Meios ainda não tenha divulgado o consolidado do primeiro semestre, é possível antever novos índices positivos pelos balanços já tornados públicos por duas empresas líderes na TV aberta e na mídia out-of-home (OOH). A Globo registrou alta de 13% em seu faturamento publicitário nos primeiros seis meses de 2024, quando teve faturamento líquido de R$ 7,06 bilhões, o que significa resultado 8% melhor que o do mesmo período do ano passado. Já a Eletromídia fechou o primeiro semestre com receita bruta R$ 564 milhões, alcançando crescimento de 38% em comparação aos seis meses iniciais de 2023.
TV aberta, Internet e OOH são os maiores meios em faturamento no mercado brasileiro, concentrando 90% do bolo publicitário medido pelo Cenp-Meios. Entretanto, estão em estágios de maturidade distintos e têm potenciais de crescimento diferentes. Os novos dados do Painel Marketing Trends mostram que formatos digitais (73,9%), influenciadores (70,6%), OOH (59,6%) e redes sociais (59,4%) são os meios que mais devem crescer em compra de mídia nesses meses finais do ano.
A pesquisa adiciona ainda outras informações que podem ser vistas como oportunidades para cada um dos meios melhorar sua performance junto aos anunciantes. Indagados sobre quais precisam melhorar suas métricas e metodologias de mensuração, os CMOs citaram mais a mídia exterior (65,3%), o marketing de influência (45,8%) e a TV (41,7%). A fragmentação de dados, que exige a combinação de múltiplas fontes para entender a jornada do consumidor, é apontada como o maior desafio dos anunciantes na identificação e aproveitamento de tendências de marketing, citada por quase 60% dos entrevistados. Quando avaliam o quão bem integrados estão seus canais de marketing para proporcionar uma experiência contínua ao cliente, apenas 11% reconhecem que há uma integração total — a maioria (64%) ainda está no meio do caminho, com dados parcialmente integrados.
O conteúdo completo do Painel Marketing Trends, incluindo outros insights da Kantar Ibope Media, está disponível em um report exclusivo aos membros do Círculo Liderança, que possuem a Assinatura Corporativa de Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também