Assinar

A Ideia entrevista Maria Prata

Buscar

A Ideia

Publicidade

A Ideia entrevista Maria Prata

EPISÓDIO 13 46:18

3 de julho de 2025 - 18h23

Maria Prata parecia destinada a seguir a inclinação familiar e mergulhar na área das palavras e textos. Afinal, sua mãe é jornalista e dramaturga, sei pai, dramaturgo e o irmão também seguiu pela carreira de jornalismo.

Porém, quando ainda tateava para onde seguiria sua carreira, ela conta que encontrou na estética – mais diretamente, na moda – uma forma de fugir do que jornalismo mais tradicional.

Na época, ela recorda que o universo da moda estava em alta e ela se interessou em estudar e entender mais sobre aquele mundo, que, diferentemente na escrita, concentrava seu propósito na imagem.

Anos depois, Maria Prata descobriria a possibilidade de unir texto com imagem ao se especializar em contar e traduzir o universo da moda para o jornalismo. Foi assim que foi moldada uma carreira construída em algumas das principais redações de moda do País, como Vogue e Harper’s Bazaar.

Das páginas, também migrou para a televisão, para abordar outros universos, como empreendedorismo e startups, na Globo News. E hoje, também experimenta o universo da publicidade, como sócio da agência Out Of Office (OOO).

Hoje, ela avalia as transformações do jornalismo e da comunicação para o ambiente digital. Por um lado, ela avalia que as redes sociais reduziram o aprofundamento em temas e assuntos.

Já por outro, esse dinamismo também vem permitindo o surgimento de veículos com novas propostas e modelos de negócios.Inclusive, pelo Instagram, por meio do formato Pílulas da Prata, ela vem remodelando a forma de conversar com seu público.

“No passado, não teria condições de ter uma revista minha. Nas redes sociais, faço do meu jeito e vou, a cada semana, fazendo e me organizando de um jeito. E adoro poder não tem cobranças e de ter de me adaptar todos os dias, de correr atrás o tempo todo”, conta, nesta entrevista.

Publicidade

Compartilhe

Mais podcasts