1 de janeiro de 2012 - 0h00
O Twitter anunciou que começou a inserir conteúdo na linha do tempo dos usuários. Já o Facebook utiliza o algoritmo Edgerank, que foi desenvolvido para determinar o que é exibido no newsfeed. E o YouTube continua a tocar vídeos de anúncios antes dos clipes que o usuário quer assistir.
Parece que o conteúdo orgânico continua a diminuir à medida que os titãs da mídia social tentam expandir sua receita publicitária.
Será que os anunciantes e criativos devem mudar o foco para o lado da publicidade paga? Se o conteúdo orgânico não é reconhecido, a resposta pode ser um enfático “sim”.
Leia 11 fatos e estatísticas impressionantes sobre o marketing na mídia social:
– 1 milhão: o número de PMEs que veiculam anúncios no Facebook
– 500 mil: o número total de páginas no Facebook com posts patrocinados
– 2,5 milhões: o número total de posts promovidos no Facebook
– 59%: porcentagem da renda do Facebook que vem do mobile
– 21,7%: O share global do Facebook de receita publicitária mobile em 2014
– 45%: porcentagem de anúncios no SuperBowl que incluíram hashtags no Twitter
– 81%: porcentagem da receita publicitária do Twittem em mobile
– US$ 200 mil: custo de um Promoted Trend de 24h no Twitter
– US$ 5,6 bilhões: receita que o YouTube espera gerar em 2016
– US$ 850 milhões: quantidade de receita de vídeos publicitários que o YouTube veiculou nos EUA
– US$ 100 milhões: quantia estimada que o Samsung destina em publicidade no Facebook anualmente, o que torna a empresa a maior anunciante da rede social
Veicular em redes sociais mais estabelecidas como Facebook, Twitter e YouTube quer dizer obter dados mais avançados, o que demonstra a relevância de promover conteúdo na mídia social.
Seja você uma empresa do porte da Samsung ou uma menor, os resultados falarão por si mesmos.
Por que o Instagram é a rede social que mais cresce?
Plataformas mais novas como Instagram permitem que empresas comecem a veicular anúncios por meio de fotos. Segundo O Tech Crunch, a razão pela qual o Instagram é tão popular se deve ao número limitado de distrações no serviço.
A questão real é como os anunciantes reagirão se o alcance orgânico no ambiente social continuar a cair. Criar conteúdo atraente leva tempo. Mas o esforço recompensa.
Se não existe recompensa para o conteúdo orgânico, algumas das redes sociais mais poderosas podem começar a perder usuários. A menos que profissionais aceitem a condição de pagarem para serem vistos. Se for esse o caso, as estatísticas acima continuarão a crescer,
Com informações do Jeff Bullas