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3 estatísticas do Facebook que as marcas precisam conhecer
The Marketing Maven?s Guide analisou mais de 5 mil fanpages da rede social
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1 de janeiro de 2012 - 0h00
Com mais de 1,23 bilhões de usuários ativos (incluindo 71% de adultos online nos Estados Unidos), um crescimento de 94% em conteúdo compartilhado desde 2012, e investimento suficiente para comprar diversos países pequenos, está claro que o Facebook está longe de acabar. Apesar de muitas empresas já utilizarem a rede social em sua estratégia de marketing, ela ainda é relativamente nova e está em constantes transformações. Portanto, em vez de adotar planos sólidos de social media, os profissionais de marketing devem otimizar suas estratégias com insights e estatísticas mais atualizados.
A plataforma TrackMaven publicou o estudo “The Marketing Maven’s Guide to Facebook” que analisou 5 mil páginas da rede social de Mark Zuckerberg, 1.578.006 postagens, além de examinar padrões de curtidas, comentários e compartilhamentos. Confira abaixo os dados apresentados pela pesquisa:
Existe um dia “melhor” para postar no Facebook?
O estudo foi limitado a páginas com, no mínimo, mil curtidas. Dentre as 5.804 páginas analisadas, os posts foram publicados quase igualmente durante a semana, mas com baixa aos finais de semana. O dia menos popular é domingo, em que apenas 8,73% das postagens totais são publicadas. Mas, ao analisar a eficiência de cada dia da semana, é possível perceber que o conteúdo dos fins de semana ganha muito mais engajamento do que durante a semana. No domingo (dia menos popular para publicação), por exemplo, os posts são 25% mais eficientes, em termos de engajamento, do que os de quarta-feira.
Como o Facebook deve funcionar após o “expediente”
A TrackMaven também analisou o horário em que as pessoas mais postam e o horário em que mais engajam. Surpreendentemente, o conteúdo publicado entre 17h e 1h apresentou a maior taxa de engajamento. Vale lembrar que o número refere-se a marcas, não pessoas.
Diante das informações, os profissionais de marketing podem tirar as seguintes conclusões:
1) Agende suas publicações. Essa prática faz com que a marca mantenha seu ritmo durante a noite. Para agendar um post, basta clicar no ícone abaixo da mensagem e escolher a data e hora. É possível agendar com até seis meses de antecedência.
2) O Facebook é uma rede “social”, não de negócios. Os consumidores engajam com as mensagens da marca durante seu tempo livre – em meio a suas interações pessoais. Portanto, ao postar, considere os outros tipos de conteúdo que o cliente vai receber em sua timeline e opte por um tom de conversa mais humano e divertido, em vez do tradicional discurso de venda.
Maior número de palavras é igual a maior nível de engajamento
Apesar de a simplicidade das mensagens serem a chave do sucesso no Facebook, as marcas não devem rebaixar seu nível. O estudo da TrackMaven revelou que a média de palavras utilizadas em publicações é de 10 e 19. Entretanto, os posts que continham entre 80 a 89 palavras foram os mais eficientes, gerando duas vezes mais engajamento do que qualquer outra publicação.
Com informações do Marketo
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