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5 sinais de como as redes sociais transformaram a indústria telecom

Saiba como essas plataformas se tornaram poderosas ferramentas para construir relações com a audiência


1 de janeiro de 2012 - 0h00

As empresas de telecomunicações operam em uma indústria extremamente competitiva, em que há uma guerra constante sobre quem oferece a melhor cobertura ao melhor preço. Para fornecer um serviço que seja amplamente utilizado, é necessário manter um contato direto e em tempo real com os consumidores. As mídias sociais, portanto, tornaram-se a ferramenta mais eficiente para criar essas conexões com a audiência. Afinal, elas são veículos poderosos capazes de construir um brand awareness, além de mapear as necessidades de cada usuário.

Confira abaixo como as redes sociais impactaram a indústria de telecomunicações:

1. Monitoramento da social web em tempo real
O monitoramento das redes sociais é uma ferramenta essencial, não apenas para monitorar o que estão dizendo sobre a sua marca, mas para acompanhar as estratégias de marketing dos concorrentes, lançamento de produtos e tendências da indústria também. Em apenas alguns segundos, a marca pode saber os planos de seus rivais em tempo real, permitindo que ela reaja rapidamente e mantenha sua competitividade.

2. Identificação e segmentação da audiência
Mais do que qualquer outro tipo de indústria, as empresas de telecomunicações devem saber exatamente quem são seus clientes para engajá-los em tempo. Caso contrário, eles podem facilmente migrar para um concorrente. Diante disso, a ferramenta de analytics pode ser a solução, visto que permite que as marcas identifiquem seus consumidores mais influentes e ofereçam promoções especiais para o público alvo. Ao filtrar a audiência, as companhias podem criar inúmeras campanhas desenvolvidas para segmentar um grande número de pessoas enquanto cobrem uma comunidade inteira.

3. Estabelecer uma estratégia de comunicação capaz de repercutir
Ao engajar com o público nas redes sociais, as companhias de telecomunicações transmitem sua mensagem instantaneamente e podem ouvir as necessidades dos consumidores no momento e mais rápido do que qualquer outro tipo de comunicação tradicional (site, telefone, e-mail). Em vez de simplesmente transmitir mensagens, as mídias sociais oferecem às marcas a oportunidade de interagir com sua audiência de forma humanizada. Assim, em vez de falar com uma multidão em uma tentativa desesperada de ganhar atenção, as empresas de telecomunicações fazem a diferença ao ouvir atentamente cada cliente para conquistar sua lealdade a longo prazo.

4. Customizar interações e garantir informações corretas
As companhias de telecomunicações geralmente mantêm múltiplas interações com seus clientes ao longo do tempo. Para acompanhar o histórico de informações sobre conversas anteriores, basta consultar os sistemas CRM de ferramentas de gerenciamento das mídias sociais. Essa integração permite customizar futuras interações e ajuda a compilar os melhores perfis de consumidores para que a marca se conecte com eles de forma personalizada. Além disso, as equipes de social media devem transmitir informações relevantes rapidamente, oferecendo ao cliente fácil acesso a links relevantes por meio de sites, formulários ou outros pontos de contato para ajudar no processo de coleta e fornecimento de informações importantes.

5. Atendimento ao cliente está a um tuíte de distância
Caso um cliente esteja com algum problema simples de ser resolvido, ele pode facilmente tuitar à empresa fornecedora do serviço e ser atendido no mesmo instante. É responsabilidade das empresas de telecomunicações aproveitarem essa oportunidade e responderem rapidamente com informações relevantes. As companhias podem fornecer a mesma experiência que aconteceria na loja ao personalizar interações e instantaneamente transmitir a informação correta às pessoas certas.

Com informações do Social Media Today 

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