Notícias
6 dicas para marcas conquistarem a geração Z nas redes sociais
Para atrair esses consumidores em potencial, empresas devem adotar uma estratégia de marketing flexível
6 dicas para marcas conquistarem a geração Z nas redes sociais
Buscar6 dicas para marcas conquistarem a geração Z nas redes sociais
BuscarPara atrair esses consumidores em potencial, empresas devem adotar uma estratégia de marketing flexível
1 de janeiro de 2012 - 0h00
O pesadelo de qualquer marca cujo target seja a geração Z é virar a tia chata que posta imagens de auto-ajuda no Facebook. Esse grupo de consumidores já nasceu com um universo de informações a um toque de seus notebooks e smartphones. Para eles, internet e social media andam lado a lado e o acesso à internet é um direito, não um privilégio.
Esses jovens têm grande poder de compra e influência no comércio online. Para saber como dialogar com eles, fique atento a esses seis passos:
1) Seja autêntico
A geração Z é agnóstica em relação a marcas. Eles escolhem produtos que expressam suas personalidades e procuram conexões reais com a marca.
2) Encontre os canais certos e esteja em cada um deles
Gerações mais novas estão sempre procurando uma conexão instantânea. Plataformas de vídeo e fotos são as favoritas desse público: YouTube, Snapchat, Instagram e Vine. Portanto, eles esperam que a marca esteja presente nessas plataformas.
3) Transforme-os em protagonistas
Compartilhe as fotos deles em sua página e faça comentários. Faça com que eles estejam no centro das campanhas de marketing na social media.
4) Trabalhe a criatividade deles – ofereça experiências DIY
A geração Z gosta de criar suas próprias tendências em vez de seguir modas ditadas por outros. Eles são motivados pelos amigos e pela auto-expressão, o que é uma grande oportunidade para marcas. Crie uma experiência que proporcione a oportunidade de participação e customização. Dessa forma, eles exercem a criatividade, compartilham a experiência com amigos e se tornam embaixadores da marca.
5) Encontre o embaixador certo
Celebridades e influenciadores podem ganhar fama em qualquer meio, até nas redes sociais. Pergunte ao Justin Bieber ou à Lana Del Ray. Considere as inúmeras opções de celebridades da internet. Influenciadores patrocinados são uma estratégia eficiente para marcas, pois suas recomendações influenciam decisões de compra e permitem que seu produto cresça em um ambiente nativo.
6) Ofereça experiências em vez de prêmios
A geração Z cresceu em meio a importantes debates políticos, econômicos e climáticos. Como resultado, esses jovens têm senso de responsabilidade social e são cautelosos com o dinheiro. Portanto, esperam mais valor, personalização e transparência por parte das marcas. Para serem descoladas aos olhos dos consumidores, as marcas precisam adotar estratégias de marketing mais flexíveis.
Com informações do Social Media Today
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores