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6 maneiras de mensurar retorno sobre campanhas de conteúdo
Saber se as estratégias da campanha de social marketing estão dando certo requer alguns cuidados
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1 de janeiro de 2012 - 0h00
A mídia social é responsável por alavancar inúmeras interações de marketing. Por meio das conexões de comunicação proporcionadas pelos canais sociais, empresas podem impulsionar o peer-to-peer para criar e manter relações valiosas.
Mas como mensurar o social marketing? Como descobrir o que funciona e o que não dá certo?
Confira seis pontos importantes sobre mensuração:
1) Visitas à campanha
Trata-se de ver o número de vezes que um lead aparece na página com seus perfis nas redes sociais. Por meio de vários tipos de ferramentas, é possível rastrear o número de vezes que alguém carrega a página e determinar com frequência a pessoa compartilha cada conteúdo.
2) Interações
Interações é o número de vezes que as pessoas interagiram com os perfis da marca. E podem incluir curtidas, assinaturas e votações.
Ao segmentar interações, você deve comparar os resultados com o número das visitas à campanha, pois isso dará uma ideia de como está o engajamento com os visitantes. Você também deve observar esses números em cada segmento da audiência – isso ajuda a entender como diferentes áreas se engajam com o conteúdo.
Fique atento a três pontos:
– número baixo de interações, mas maior em visitas em campanhas. Essa equação é negativa. Pode significar que você está fazendo um trabalho incrível em atrair leads, mas que podem não ter interesse no conteúdo da página. Também pode sinalizar que o conteúdo é mais adequado a outro perfil.
– Número baixo de interações e em campanhas. Essa é a pior situação. Pode indicar que você não consegue leads e o conteúdo não impacta a audiência.
– Número maior de interações e maior em campanhas. Esse é o melhor resultado. Se os índices são altos nos dois, seu trabalho em atrair tráfego e segmentar a audiência é fantástico. Continue assim!
3) Compartilhamentos
O número de vezes que clientes compartilham suas mensagens nas redes sociais.
Compartilhamento parece interação, mas sinalizam ainda melhor o desempenho do ambiente social da empresa. É sempre bom quando alguém gosta de sua página, mas quando o seu público compartilha e retuíta seu conteúdo, é muito significativo.
4) Cliques
A quantidade de pessoas que responde a shares e retuítes ao visitar seus perfis sociais.
E aí que vemos resultados. As pessoas confiam mais em amigos e familiares do que na publicidade, por isso a mídia social é poderosa. Então, se a audiência compartilha o conteúdo e isso gera mais engajamento, você está no caminho certo.
5) Cadastros
Pessoas que seguem suas páginas e, de vez em quando, preencher formulários para receber ofertas.
6) Influenciadores
Todas as campanhas sociais devem resultar em novos nomes para sua comunidade. Uma vez que a campanha foi realizada e você tem dados suficientes, é possível determinar quem é seu maior influenciador. Influenciadores são seguidores que geram mais compartilhamentos e efetuam conversões.
Com informações do Social Media Today
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