Notícias
7 passos para atingir a audiência ideal no Facebook
Engajar consumidores no ambiente digital pode gerar resultados no off-line e também atrair clientes para a loja física
7 passos para atingir a audiência ideal no Facebook
Buscar7 passos para atingir a audiência ideal no Facebook
BuscarEngajar consumidores no ambiente digital pode gerar resultados no off-line e também atrair clientes para a loja física
1 de janeiro de 2012 - 0h00
O principal objetivo das páginas do Facebook é criar engajamento com os fãs para que eles mesmos iniciem uma conversa sobre a fanpage. Essas discussões podem aumentar não apenas a viralização, como também o número de fãs. Para conquistar isso, as empresas devem ter fãs apropriados (aqueles que estão realmente interessados no produto) ou explorar maneiras de adquiri-los.
Atingir influenciadores
Ao procurar com atenção, é possível encontrar influenciadores especialistas na indústria em questão ou que estejam interessados no produto da marca. É preciso entrar em contato com eles e motivá-los a falar sobre a empresa. Construir um forte relacionamento com esses usuários pode ser extremamente útil por três motivos: eles são potenciais consumidores, podem falar sobre a marca e, acima de tudo, têm o poder de impactar a audiência de maneira que as outras pessoas também se tornem clientes ou, pelo menos, seguidores.
Crie hashtags
As hashtags surgiram, primeiramente, no Twitter. Agora, elas já estão presentes no Facebook e no Instagram. Portanto, as empresa também devem começar a utilizar hashtags locais e incluí-las em suas atualizações de status.
Transforme consumidores em fãs
Enquanto os clientes ainda estiverem na loja, as empresas devem oferecer maneiras de eles curtirem sua página. É preciso tentar atrair a atenção dessa audiência e publicar conteúdo de seu interesse. Assim, a marca é capaz de conquistar curtidas, compartilhamentos e comentários, ou até mesmo uma postagem em sua timeline. Portanto, uma estratégia para transformar consumidores em fãs na própria loja é utilizar um social Wi-Fi hot spot. Basicamente, um serviço que fornece conexão com a internet para os visitantes da loja que curtirem a página da empresa.
Incentive usuários a fazer check in
Uma das principais vantagens do Facebook é a visibilidade das publicações. Ao visualizar uma atualização de status que mencione uma marca, os amigos do usuário podem responder com comentários, pesquisar sobre o local na internet, ou até mesmo visitar a loja. Por isso, as companhias devem incentivar seus clientes a fazer check in, oferecendo recompensas, por exemplo. Dessa forma, os próprios usuários vão criar conteúdo para a página no Facebook.
Marque negócios locais
Outra estratégia é adicionar tags de empresas parceiras, que possam visitar o negócio ou até mesmo fornecedores. As marcas devem agradecer a elas pelo suporte e por oferecer serviços de qualidade. A maioria vai apreciar a atitude e, mais importante, vai retribuí-la.
Crie publicidade segmentada
Caso a empresa queira atrair fãs qualitativos para a página, ela deve utilizar o Facebook Ads. Criar anúncios para um público geral não é o suficiente e não vai permitir atingir o objetivo esperado. Por isso, é necessário utilizar as ferramentas do Facebook se forma consciente para segmentar a audiência de interesse.
Crie ativações “phygital”
As marcas devem criar ativações que combinem físico e digital. Exemplo disso seria uma ação que se tornasse viral por meio das visitas do público à loja física. Caso as pessoas gostem da ativação, elas vão postar fotos nas redes sociais e ainda convidar seus amigos a participar da mesma experiência. Ao final da campanha, as empresas podem produzir um vídeo e compartilhar na internet, com o propósito de torná-lo viral e causar movimentações. O sucesso da ação pode atrair fãs para a página, além de trazer novos clientes para a loja.
Com informações do Social Media Today
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores