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Autenticidade: 4 dicas para o sucesso das marcas na mídia social
Confira algumas recomendações para tornar autentica a narrativa das empresas nas redes sociais
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1 de janeiro de 2012 - 0h00
Uma voz autêntica é o que pode fazer ou quebrar a presença de uma marca em mídia social. Muitas vezes, as empresas esquecem que as redes sociais não são um canal para divulgar produtos, mas para permitir a ligação entre as pessoas através de uma variedade de relacionamentos. Por isso, os usuários de mídia social esperam que o perfil de uma marca seja honesto como um perfil de usuário comum, respeitando a inteligência e a narrativa presente nestas plataformas.
Exemplos negativos
Existem muitos casos conhecidos em que as marcas não conseguiram ser autênticas e receberam muitas críticas dos usuários. Em fevereiro deste ano, a American Airlines passou por uma situação desagradável. A marca fez uma promoção, na qual respondia os tweets dos usuários, independente qual fosse o conteúdo. Quando os usuários começaram a twittar insultos e críticas, a empresa continuou respondendo com tweets padrões. Esse tipo de postagem torna a comunicação inautêntica e impessoal.
Em janeiro, a rede de supermercados britânica Tesco também começou a ter problemas com os usuários por causa de tweets programados. A empresa sofreu com a revelação sobre a presença de carne de cavalo em diversos produtos. A empresa sofreu nas redes sociais, e praticamente parou de twittar conteúdo original, como receito de retaliações.
Dicas para autenticidade
Para ser autentica nas redes sociais, a marca precisa estabelecer estratégias antes mesmo de estar presente nas plataformas. Confira abaixo quatro dicas para conquistar essa autenticidade no mundo social.
1- Tornar o perfil mais pessoal possível: A melhor maneira para melhorar a presença de uma marca na mídia social é fazer com que os usuários se identifiquem com o conteúdo. Os consumidores gostam obter informações com uma perspectiva privilegiada. Respostas em tempo real para perguntas dos usuários reais e reclamações também são um enorme sucesso.
2- Evite scripts e horários: Os tweets programados, que seguiam scripts, podem facilmente sair pela culatra. Evite padronizar as postagens. Se você agendar suas mensagens, pelo menos, certifique-se de verificar e pausar a programação em face de uma tragédia nacional ou uma crise dentro da marca.
3- Nunca utilize tragédias: Falando de tragédias nacionais , nunca é uma boa ideia usá-las para seu próprio benefício. Esta estratégia raramente (ou nunca) engana os clientes, particularmente aqueles na área afetada pela tragédia.
4- Seja criativo: A peça mais importante de autenticidade em mídias sociais é ser criativo. A mídia social se destina a ser constantemente mudados à medida que os usuários postam diferentes tipos de atualizações sobre si mesmos e sobre suas vidas. Da mesma forma, sua marca deve estar postando conteúdo novo e inovador em uma variedade de formatos para manter os usuários engajados.
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