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Como aproveitar as novidades tecnológicas
André Assis, head de inovação da TV1.Com, explica os detalhes direto do evento Mobile World Congress, em Barcelona
André Assis, head de inovação da TV1.Com, explica os detalhes direto do evento Mobile World Congress, em Barcelona
28 de fevereiro de 2013 - 2h45
Por André Assis
– O head de inovação da TV1.Com está no Mobile World Congress, em Barcelona
Ao final do terceiro dia no Mobile World Congress continuavam a surgir muitos lançamentos, alguns ainda protótipos. Nesse que é o principal congresso mundial do setor, em meio a tantas apresentações de smartphones e tablets que direcionam as tendências das tecnologias móveis nos próximos meses, fica no ar uma dúvida evidente: todas essas novidades serão realmente viáveis?
Vemos grandes fabricantes aproveitando os holofotes para lançar seus produtos, um megapixel a mais aqui, um design diferente ali, o suficiente para se auto proclamarem revolucionários. Será que o mercado está pronto para essa explosão de versões e upgrades? É preciso analisar até que ponto o consumismo do público ávido por novidades acompanhará o desenfreado surgimento de novos modelos. Mais que isso, de que forma a comunicação, o marketing, as ações experienciais e de engajamento poderão contribuir para que os clientes absorvam tantas novidades.
Um exemplo são os novos sistemas operacionais da Firefox e da Ubuntu, que entram no mercado acreditando que terão espaço para brigar com Android e IOS. No entanto, fica a dúvida se permanecerão comercialmente viáveis as vantagens de ambos serem open source e oferecerem aplicativos desenvolvidos totalmente em HTML5. É uma aposta alta, porque nesse momento os usuários já se acostumaram a escolher entre as plataformas do Google e da Apple.
A surpresa ficou por conta da preocupação de algumas empresas com sua diversidade de públicos, inclusive com uma segmentação clara de produtos. Para se relacionar com os consumidores da terceira idade que já passaram a se acostumar com as novas tecnologias, companhias como a Doro e a Fujitsu viabilizaram novos aparelhos com ícones grandes e funcionalidade simples. A primeira lançou o PhoneEasy 622 (www.doro.com) e segunda apresentou seu Stylistic S01.
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