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Conversão: como monetizar engajamento nas redes sociais

Transformar compartilhamentos na mídia social em moeda é uma forma de expandir a audiência de forma orgânica


1 de janeiro de 2012 - 0h00

Houve um tempo em que comerciantes recebiam algo que precisavam em troca de seu serviço. Nos dias de hoje, em que o dinheiro dita as regras, essa lógica pode parecer besteira. Mas para content marketing, práticas de SEO e campanhas de mídia social esse modelo pode ser sustentável e uma forma inusitada de se conduzir negócios.


Uma nova forma de pagamento – compartilhamento na mídia social

Com que frequência você compartilha um link, atualiza o status ou retuíta um post hilário? Se você é ativo nas redes sociais – assim como 1,7 bilhões de pessoas – é provável que você responda a essa pergunta com um “sim, quase sempre”.

Se algo nos toca, fala conosco ou é simplesmente divertido, sentimos o desejo de compartilhar essa informação com nosso círculo social. Não há maneira mais eficiente de fazer isso do que na mídia social. Leva menos de um segundo para fazê-los e faz com que nos sintamos conectados com nossos amigos e seguidores.

Não deveria ser surpresa nenhuma que o pagamento via compartilhamentos na social media se transforme em tendência. E não em tendência passageira, mas em algo real, viável, uma estratégia lucrativa para negócios de todos os tamanhos, formas e missões. Embora o pagamento por meio dos canais sociais não seja um conceito inteiramente novo, tem ganhado evidência nos últimos tempos. Já existem softwares e apps só para isso.

Mesmo assim, a maioria dos donos de negócio acredita que definir uma linha clara entre shares na social media e dinheiro vivo a partir de vendas é uma tarefa difícil.

Por que compartilhar para pagar?
O conteúdo é rei. Quando se fala em marketing na social media, o primeiro princípio é viver e respirar o fato de que a conexão deve ser feita continuadamente para que nossos consumidores sejam engajados. Então passamos tempo desenvolvendo blogs, histórias, eventos e atualizações.

Mas empresas começam a perder a esperança quando o assunto é crescimento. Como os consumidores, queremos tudo, agora. Mas o content marketing na mídia social requer tempo. Quando oferecemos à audiência a possibilidade de usar o compartilhamento social como moeda, o crescimento da comunidade pode ser exponencial e mais rápido do que métodos pagos. Em vez de pagar por promoções no Facebook ou anúncios de banner em outros sites, temos uma alternativa para aumentar o número de visitantes de forma orgânica. Pense no compartilhamento como a moeda que impulsiona a campanha – engajamos o público com conteúdo excelente, e então as pessoas levam apenas dois segundos para compartilhá-lo. Pronto! Podemos conquistar centenas de outros consumidores com esse simples movimento.


Por que funciona?

Vamos ser realistas – consumidores podem ser mesquinhos, ainda mais com conteúdo. Por que alguém pagaria por um artigo ou post quando existem milhares de outros sites que oferecem o mesmo material de graça? Consumidores são muito mais velozes para conectarem-se à rede social de sua preferência ou acessar o e-mail do que para pegar o cartão de crédito. Segundo o Pay With a Tweet, mais de 6,5 milhões de pessoas utilizaram o compartilhamento como pagamento.

Como transformar em dinheiro?
É claro que consumidores respondem melhor a compartilhamento como moeda do que dinheiro como dinheiro. Mas como isso beneficia as empresas?

Primeiro, a possibilidade de reunir informações dos visitantes nesse meio significa que anúncios de e-mail marketing podem ser facilmente integrados. Através do compartilhamento postado em seu site, você pode permitir que visitantes recebam a newsletter ou façam indicações aos amigos. Além disso, compartilhamento como moeda faz com que a audiência cresça de forma orgânica.

Quanto mais olhos estiverem no conteúdo, maiores são as chances de que essa conversão aconteça. Se ninguém sabe que nosso negócio existe, ninguém compra. Compartilhar via social media pode ajuda-lo a ultrapassar esse obstáculo.

Os gastos são mínimos. Em vez de pagar por clique, você pode conquistar visitas frequentes e aumentar os contatos de e-mail e campanha de remarketing.

Compartilhar na social media pode ser uma opção de monetização viável para qualquer negócio se você estiver disposto a investir nisso. Garanta a qualidade de seu conteúdo; publique-o nas redes sociais; estabeleça um mural de compartilhamentos para conquistar informações de contato pertinentes e expanda sua audiência com os shares. Essa nova onda está decolando e sua empresa pode embarcar nela.

Esse artigo foi originalmente publicado no Social Media Today 

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