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Dialog: o superapp que aproxima empresas e colaboradores

A startup investiu em criar um canal inspirado nas funcionalidades das redes sociais, mas com foco na comunicação entre empresa e colaboradores, removendo o ruído das conversas paralelas; a plataforma surgiu de uma necessidade real da PepsiCo e já atraiu empresas como Carrefour, SBT, BRF, Livelo, SBT, Klabin e o COB


29 de maio de 2020 - 7h59

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Gallup, empresa que estuda engajamento de funcionários há 30 anos, os colaboradores atualmente, além dos salários, procuram culturas organizacionais que se encaixem com seus propósitos. Percebendo essa busca pelo senso de pertencimento, as empresas têm investido em soluções para aprimorar a comunicação interna e relacionamento com seus colaboradores.

De olho neste cenário, o empresário André Franco criou uma ferramenta para melhorar a comunicação e engajamento dentro das empresas. Conhecido como Dialog, o superapp é inspirado nas funcionalidades de uma rede social, mas com foco no ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é aproximar empresas e colaboradores e garantir uma comunicação fluída, mensurando resultados de alcance e absorção. As empresas tem seu próprio app customizado e podem dar voz a 100% de seus colaboradores, para que eles se sintam empoderados e, ao mesmo tempo, garantem que suas mensagens corporativas tenham destaque”, explica.

Além de atender aos desafios de comunicação interna, o Dialog também é importante para o setor de Recursos Humanos. “O superapp, é uma espécie de marketplace de RH, agregando sistemas externos como folha de pagamento, ponto digital e onboarding de colaboradores. O app também permite fazer pesquisas de opinião e posts personalizados, de acordo com a equipe, horário, setor e hierarquia”, revela André Franco

A ideia de um app de comunicação interna surgiu pela necessidade de uma das maiores corporações. “Em 2016, o time da PepsiCo  estava dividido em três escritórios e todos iriam se mudar para o mesmo prédio. Entraram em contato comigo pedindo ajuda para o criar nos colaboradores o desejo pela mudança e o senso de pertencimento. Ferramentas como e-mail, intranet, memorandos, nada era envolvente, e a resposta estava em nossos bolsos, afinal, o que até mesmo o CEO tem em comum com a faxineira? Um smartphone no bolso. A partir disso, implementamos a rede social interna da PepsiCO. A ferramenta é um app democrático, leve e agradável, para os empregados interagirem, em especial, no primeiro momento,  sobre a mudança”, conta Franco.

Ainda de acordo com André, os usuários se cadastraram para saber mais sobre a mudança e começaram a explorar a timeline interativa e, assim, não só os gestores de comunicação mantinham a conversa fluindo com postagens frequentes, mas todos interagiram e passaram a conhecer melhor uns aos outros, independente de escritório, departamento ou hierarquia. “Por meio dessa experiência e de um dashboard equipado com inteligência artificial, os gestores eram capazes de monitorar toda a atividade no app. Em dois dias mais de 50% dos funcionários estavam usando o Dialog.  Na hora da mudança, já haviam surgido novos laços de amizades e a ferramenta se tornou perene dentre os canais de comunicação da PepsiCo”, conta.

Após aceitação com a PepsiCO, o Dialog também fechou contrato com outras organizações, como Unilever, Votorantim, Carrefour, BRF, SBT, Klabin, Comitê Olímpico Brasileiro entre outras grandes empresas. André acredita que o sucesso da ferramenta acontece pelo fato de ser concebido e desenvolvido a partir do elemento comum dos tempos modernos – o dispositivo móvel.

A plataforma online foi desenvolvida para oferecer uma comunicação interna completa e agregar soluções de RH em um único app. Hoje, os colaboradores buscam um lugar de trabalho mais humanizado, onde possam se comunicar com a empresa de forma mais interativa. Os líderes, por sua vez, precisam de formas inovadoras para atingir todos os seus funcionários. “Sem essa ferramenta, fica difícil, por exemplo, um gestor conversar com um colaborador que trabalha na fábrica. A ideia é que todos baixem o aplicativo e, por lá, a empresa pode passar qualquer tipo de comunicado”, completa.

André ainda explica que essa solução reduz custos das empresas, que podem substituir canais tradicionais e menos eficazes como cartazes, revistas e panfletos. “Até mesmo a pesquisa de clima pode ser feita pelo Dialog”, salienta.

Além disso, as empresas podem incentivar o uso do app, premiando os membros mais atuantes na plataforma. Também é possível identificar influenciadores internos e os colaboradores mais admirados. “A partir da identificação do influenciador interno, as companhias podem torná-los embaixadores internos e dar-lhes maior autonomia para comunicação a todos da empresa, para que mais funcionários se sintam engajados”, complementa.

Um dos principais diferenciais em relação às concorrentes existentes no mercado é que a plataforma pode ser personalizada de acordo com a marca e cores da empresa, com um app exclusivo e até emojis customizados. “O app pesa 15MB – um dos mais leves do mercado — e os colaboradores podem se logar usando seu número de matrícula, atingindo mesmo aqueles que não tem email. Isso permite com que qualquer funcionário, independente do celular ou plano de internet, consiga acessar”, diz André.

Por meio do app também é possível saber quem ou o que está agindo positivamente ou negativamente na empresa. “Podemos inserir quizzes/enquetes na plataforma, perguntando sobre determinadas ações. Além disso, o usuário não precisará perder tempo criando uma conta para se tornar um membro, basta cadastrar o CPF ou matrícula. É prático,  gamificado, democrático, integra facilmente com sistemas externos e acessível”, finaliza.

 

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