Assinar

Especialistas apontam lentidão na internet como maior ciberataque da história

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Especialistas apontam lentidão na internet como maior ciberataque da história

Buscar
Publicidade

Notícias

Especialistas apontam lentidão na internet como maior ciberataque da história

Motivo seria a inclusão dos servidores da Cyberbunker pelo grupo Spamhaus em uma lista de emissores de spam


27 de março de 2013 - 7h12

Uma briga entre o grupo Spamhaus e a Cyberbunker teria causado o maior ataque da história da internet nesta quarta-feira, 27, explicaram especialistas em segurança à rede inglesa BBC. O Spamhaus, que tem bases em Londres e Genebra, é uma organização sem fins lucrativos que tenta ajudar provedores de e-mail a filtrar spams e outros conteúdos indesejados. A empresa holandesa Cyberbunker atua com serviços de data center e abriga sites de qualquer natureza, com qualquer conteúdo – à exceção de pornografia ou material relacionado a terrorismo.

A BBC informou que o problema começou porque o Spamhaus incluiu servidores da Cyberbunker em uma lista de emissores de spam. No site da Cyberbunker, há uma nota acusando o grupo de incluir a empresa na lista de bloqueio indevidamente.

Os autores do ataque usaram uma tática conhecida como Ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS, na sigla em inglês), que atingiu uma estrutura central da rede. Diversos computadores foram infectados com um programa maligno que permite controlá-los à distância. Depois, esses computadores são usados para inundar os servidores-alvo com solicitações de dados. Deixando assim o acesso à internet lento em diversos sites, por exemplo, a Netflix.

Segundo a BBC, empresas como o Google colocaram seus recursos à disposição para absorver a sobrecarga de dados e evitar um colapso na internet.

Publicidade

Compartilhe

Veja também