Notícias
O que as marcas aprenderam em 2012
250 milhões de pessoas interagiram com marcas nas redes sociais no ano passado. O desafio agora é manter essa conversa
250 milhões de pessoas interagiram com marcas nas redes sociais no ano passado. O desafio agora é manter essa conversa
8 de fevereiro de 2013 - 4h56
A ferramenta indexSocial, criado pela Espalhe Marketing de Guerrilha, realizou uma mensuração dos 12 meses do ano passado em relação a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube. A ferramenta aponta tendências que vão pautar as agendas dos profissionais de marketing em 2013.
“O volume de interações aumentou mais de dez vezes entre dezembro de 2011 e o mesmo mês em 2012, o que ratifica que as pessoas querem interagir. Isso requer investimento em conteúdo diversificado para manter as conversas vivas e interessantes”, avalia Wagner Martins, sócio e diretor de planejamento da Espalhe. Em 2012, foram 250 milhões de pessoas que mantiveram algum tipo de interação com as marcas.
As líderes de 2012 – Guaraná Antarctica foi a marca que mais cresceu em audiência em 2012, conquistando 7,1 milhões de novos fãs, fechando o ano com uma audiência de pouco mais do que 10 milhões de pessoas em sua plataforma do Facebook, 130 mil no Twitter e 23 mil no YouTube. Durante todos os meses, manteve-se em 1° lugar no ranking de audiência, posição na qual se mantém desde os primeiros meses do indexSocial.
Já no ranking de engajamento, Brahma Futebol foi líder absoluta durante todos os meses do ano. A estratégia utilizada pela marca de cervejas foi ligar-se a outra paixão nacional que é o futebol, associando-se a times em 17 fanpages.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores