Assinar

Pesquisa: empresas devem unir inovação e criatividade

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Pesquisa: empresas devem unir inovação e criatividade

Buscar
Publicidade

Notícias

Pesquisa: empresas devem unir inovação e criatividade

De acordo com estudo de três universidades, falta gerenciamento para converter o potencial criativo dos profissionais em resultados concretos


16 de abril de 2014 - 5h03

Criatividade e da inovação são fundamentais para as empresas, mais do que a expertise na utilização de novas tecnologias. É o que aponta um estudo realizado pelas Universidades de Rice, Edimburgo e Brunel.

Segundo os pesquisadores, esses dois fatores complexos requerem uma boa liderança para que sejam maximizados entre a equipe. Para eles, a maioria das companhias que operam hoje não conseguem traduzir ideias criativas em soluções para impulsionar a performance de seus negócios.

“A área de gerenciamento precisa ficar atenta para capturar a criatividade dos funcionários e implementar ideias”, afirmou Jing Zhou ao Business News Daily. “Se você esperar que a ideia fique pronta para que ela seja posta em prática, pode ser tarde demais. As empresas precisam detectar boas ideias e traduzi-las em produtos, processos e serviços para o consumidor”, completou.

Os dados da pesquisa são resultado de uma resenha dos autores sobre o aumento de pesquisas a respeito de criatividade e inovação no trabalho, com foco entre 2002 e 2013. Anteriormente, Zhou descobriu em outro estudo que a criatividade do profissional não está diretamente ligada ao desempenho da empresa; isso depende do esforço da companhia.

Segundo ele, é comum presumir que uma vez que os funcionários revelam serem criativos, as empresas podem transformar esse potencial em um bom desempenho. “Nosso estudo provou o contrário”, disse.

A pesquisa será publicada no Journal of Management deste ano. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também