Notícias
Pesquisa: empresas devem unir inovação e criatividade
De acordo com estudo de três universidades, falta gerenciamento para converter o potencial criativo dos profissionais em resultados concretos
Pesquisa: empresas devem unir inovação e criatividade
BuscarPesquisa: empresas devem unir inovação e criatividade
BuscarDe acordo com estudo de três universidades, falta gerenciamento para converter o potencial criativo dos profissionais em resultados concretos
ProXXIma
16 de abril de 2014 - 5h03
Criatividade e da inovação são fundamentais para as empresas, mais do que a expertise na utilização de novas tecnologias. É o que aponta um estudo realizado pelas Universidades de Rice, Edimburgo e Brunel.
Segundo os pesquisadores, esses dois fatores complexos requerem uma boa liderança para que sejam maximizados entre a equipe. Para eles, a maioria das companhias que operam hoje não conseguem traduzir ideias criativas em soluções para impulsionar a performance de seus negócios.
“A área de gerenciamento precisa ficar atenta para capturar a criatividade dos funcionários e implementar ideias”, afirmou Jing Zhou ao Business News Daily. “Se você esperar que a ideia fique pronta para que ela seja posta em prática, pode ser tarde demais. As empresas precisam detectar boas ideias e traduzi-las em produtos, processos e serviços para o consumidor”, completou.
Os dados da pesquisa são resultado de uma resenha dos autores sobre o aumento de pesquisas a respeito de criatividade e inovação no trabalho, com foco entre 2002 e 2013. Anteriormente, Zhou descobriu em outro estudo que a criatividade do profissional não está diretamente ligada ao desempenho da empresa; isso depende do esforço da companhia.
Segundo ele, é comum presumir que uma vez que os funcionários revelam serem criativos, as empresas podem transformar esse potencial em um bom desempenho. “Nosso estudo provou o contrário”, disse.
A pesquisa será publicada no Journal of Management deste ano.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores