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Pocket: Twitter, LinkedIn e Coca-Cola debatem futuro da mídia social. Mais de 2,7 mil pessoas acompanham via streaming
Evento, realizado pelo Grupo Meio & Mensagem, aconteceu na segunda-feira, 22, em São Paulo
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Eduardo Mustafa
23 de abril de 2013 - 8h49
A Plataforma ProXXIma, unidade do Grupo Meio & Mensagem voltada para a cobertura do mercado digital, realizou na noite desta segunda-feira, 22, em São Paulo, o ProXXIma Pocket. O encontro debateu o futuro da das redes sociais como mídia e contou com a participação de Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter para o Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do LinkedIn Brasil, e Pedro Dale, gerente de mídias sociais da Coca-Cola. A moderação foi coordenada por Pyr Marcondes, diretor da Plataforma ProXXIma.
Para os três participantes, o próximo passo da mídia social passa necessariamente pela oferta de conteúdo dinâmico e que responda às expectativas e ao perfil do usuário de cada rede. O diretor geral do Twitter acredita no crescimento de aplicativos que tragam em sua essência o elemento social para compartilhamento de dados, assim como maior utilização de vídeos pelos usuários. Um exemplo é o Vine, adquirido pelo próprio Twitter no ano passado.
Já Barbosa apontou o content marketing como a próxima tendência social. “Está havendo muito interesse nesse segmento nas mais diversas áreas. A rede social é um canal excelente para estimular a conversa com o usuário. Nós estamos investindo em novas soluções em content marketing”, diz. Dale corroborou a posição dos dois colegas de palco e completou: “Acreditamos que o social será centralizador de todas as estratégias de comunicação.
Brasil no contexto global
Ribenboin destaca o atual momento do Twitter e seu processo de internacionalização. “O Brasil é um dos principais mercados do Twitter. A história de monetização é relativamente recente na companhia, por isso quando começou a caminhar tranquilamente surgiu todo o processo de expansão internacional”. O diretor geral revela que, atualmente, está montando sua equipe profissional. “Já temos executivo e gerente de conta, sendo que agora estamos contratando pessoas para dar suporte para área comercial para trade”, define.
Já para o LinkedIn, o Brasil é hoje a terceira maior audiência, com mais de 11 milhões de usuários. Barbosa comenta que a ferramenta de recursos humanos da rede social está transformando a indústria de recrutamento. “Cerca de 450 empresas estão utilizando nossa ferramenta para achar os melhores talentos. A nossa área de publicidade está operando com faturamento local desde julho, há nove meses atendendo o mercado”. O diretor geral da rede no Brasil explica que a operação local já passou da fase operacional e atualmente conta com cerca de 50 pessoas.
Da posição de anunciante, Dale lembra que todo o trabalho de social da Coca-Cola no Brasil começou recentemente, no inicio de 2011, inicialmente com a missão de estruturar uma equipe para atuar no digital. “Naquele momento, não tínhamos atuação no País com o nome Coca-Cola, apesar que já tinha atuação de outras marcas do portfolio da companhia. Eu lembro que o nosso primeiro post no Twitter foi no dia 1 de agosto de 2011, a gente sabia que precisaríamos estar preparado para esse relacionamento que seria bem intenso”.
A força do Mobile
O comandante do Twitter no Brasil destaca a importância do mobile, lembrando que, no mundo, 60% dos usuários acessam o microblog da plataforma móvel. No Brasil, o número chega a 40%. “O Twitter vai se transformando em uma plataforma mobile, e se algum anunciante quiser fazer investimento mobile, precisa lembrar do Twitter. O usuário assiste televisão com o celular na mão, os anunciantes tem que se preocupar com isso na hora de fazer a propaganda. A TV faz o Twitter melhor e o Twitter faz a TV melhor”, acredita Ribeboin.
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