Pyr Marcondes
3 de setembro de 2020 - 7h13
Simplificar o desenvolvimento de soluções inovadoras, que ajudem a transformar o mundo. É com esse compromisso que a Qintess, uma das principais fornecedoras de soluções de tecnologia do Brasil e América Latina, anuncia os projetos selecionados para a primeira edição do Qintess Ignite Startups, programa de aceleração que investirá na geração de novos negócios em seu ecossistema de clientes, colaboradores, investidores e parceiros.
Ao todo, 14 startups foram escolhidas para receber suporte completo, incluindo sessões de mentoria de executivos internos e externos, suporte a desenvolvimento tecnológico especializado, suporte em marketing, financeiro e jurídico e, ainda, espaço de trabalho dentro do novo escritório central da Qintess, em São Paulo, e também em Nova Iorque (Estados Unidos). A definição foi realizada em parceria entre a Qintess e a Vale do Dendê, Organização da Sociedade Civil (OSC) destinada a fomentar ecossistemas de inovação e criatividade com foco em diversidade.
“Nosso objetivo é fomentar a inovação, simplificando o acesso disponível para que novos empreendedores possam fazer a diferença no mercado”, diz Nana Baffour, Chairman, CEO e Chief Culture Officer da Qintess. “Por isso, o Qintess Ignite Startups não restringe a seleção a companhias puramente de tecnologia. O foco é, cada vez mais, apoiar ideias com real propósito de transformação positiva para o mercado e sociedade.”
Neste primeiro ciclo foram selecionados projetos de diferentes áreas e negócios, incluindo companhias com foco social. “Queremos oferecer uma parceria estratégica para acelerar a geração de negócios e evolução das operações e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação no Brasil e para mundo. Os participantes terão acesso a todo o conhecimento e experiência de nossa equipe de mentores experientes, inclusive com mentores renomados de mercado, e a nosso ecossistema de fundos de investimento global”, destaca Breno Barros, Vice-presidente de Inovação & Marketing da companhia.
O executivo destaca a participação dos mentores do Vale do Dendê para reforçar o apoio aos empreendedores. “Mais do que a parte técnica, queremos colaborar também com entregas sociais”, enfatiza. “O Qintess Ignite Startups simplificará o acesso das startups a um ambiente profissional, com apoio completo para ampliar a produtividade e eficiência de cada uma das companhias atendidas”. Entre as companhias selecionadas estão, por exemplo, startups com soluções voltadas à logística em áreas não atendidas pelos serviços tradicionais, fomento de empreendedorismo e healthtech de impacto social.
As companhias selecionadas neste primeiro ciclo do Qintess Ignite Startups são: Traz Favela, AOCA, AfroSaúde e InFleet, com foco em cunho social e apresentadas via Vale do Dendê, e Checklist Fácil, Intera, Extractfy, Dunning,HumanAZ, Datta, Governo Digital, Trix/Manny, Novidá, dedicadas à tecnologia.
Outro diferencial é a integração dos participantes à rotina da operação da Qintess. A companhia disponibilizará espaço de coworkingpara reforçar a colaboração entre as equipes, incentivando o desenvolvimento de tecnologias em conjunto. “Além disso, as startups do Qintess Ignite Startups farão parte do ecossistema de Open Innovation com as ideias que surgem de nossos colaboradores – Qintess Labs – que a Qintess já possui em atividade”, explica Barros. A expectativa é, com isso, valorizar a visão de negócios e a possibilidade de integração entre iniciativas de inovação.
Com o lançamento marcado para o fim de agosto, a reunião de kickoff com as startups selecionadas será uma oportunidade para apoiar, também, a expansão do portfólio da Qintess, destacando a diversidade para novos negócios.“Nosso compromisso é ser uma fornecedora de inovação completa, combinando estratégia, inovação, design e tecnologia, preparada para a realidade do mercado e da sociedade nesses novos tempos”, diz.