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Tecnisa gera mais de R$ 20 milhões em vendas de imóveis no Facebook
Vendas online já representam 40% do faturamento da companhia e resultado da campanha aponta um novo formato de comunicação para o setor
Tecnisa gera mais de R$ 20 milhões em vendas de imóveis no Facebook
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ProXXIma
1 de janeiro de 2012 - 0h00
Por ARTHUR QUEZADA
aquezada@grupomm.com.br
O mercado de vendas de imóveis no Brasil, historicamente, depende do contato físico entre corretor e cliente. Os consumidores sempre precisaram se sentir perto do local que será comprado, obtendo o máximo de informações possíveis, como localização, referências do bairro, segurança, detalhes do apartamento. Entretanto, o avanço da audiência na mídia digital fez com que esse mercado voltasse os olhos para possibilidades de negócios no ambiente online.
A busca dos compradores por referências e informações se adequa às características nativas da internet, em especial, das redes sociais. E foi exatamente com esse pensamento, que a construtora de imóveis Tecnisa enxergou uma oportunidade diferente no Facebook.
A estratégia
A empresa adotou, no início deste ano, um modelo de negócio que girou em torno da fanpage da companhia na rede social. Na prática, a construtora tinha o desafio de comercializar o lançamento de um empreendimento novo, no bairro Jardim das Perdizes. Teoricamente, a Tecnisa iria destinar o investimento em mídia online tradicional – banners, ativação nas buscas, mídia display e outras ferramentas. Porém, essa estratégia, comum para as construtoras no mundo digital, não pôde ser utilizada porque o bairro em questão é totalmente novo – desconhecido pela população e “invisível” na internet.
Foi, então, que a construtora inovou e começou a produzir conteúdo especificamente para sua página no Facebook. Com pouco mais de 12 mil fãs, a Tecnisa começou a divulgar informações relevantes e personalizadas, como vídeos, sugestões, informações, fotos e depoimentos de moradores. A ação ocorreu no período entre março e junho – expondo as qualidades e características de quatro empreendimentos no bairro. “A empresa se associou ao Facebook com investimentos para captar e filtrar informações sobre seus fãs, e com isso conseguiu direcionar o conteúdo de maneira correta”, explica Gustavo Reis gerente de mídia online da Tecnisa.
Os resultados
Após esse processo, que contou com 600 post e seis mil anúncios na rede social, o volume de vendas começou a subir mês a mês – com o primeiro contato sendo feito totalmente via Facebook e posteriormente a venda sendo efetuada pelos corretores. Essa história toda acabou gerando para a Tecnisa R$ 20 milhões em vendas. “O envolvimento dos usuários foi excelente, computando em média 285 comentários por posts e 479 likes”, destaca Reis.
Virou exemplo
Os resultados surpreenderam a Tecnisa e o Facebook. A rede social, levando em consideração o segmento da empresa, está utilizando a construtora como exemplo de um trabalho de mídia e geração de negócios bem sucedidos.
Com isso, a rede social vai começar a utilizar o case como exemplo já em um evento fechado para empresas, chamado Performance Summit, que acontece nesta quinta-feira, 5, na sede do Facebook em São Paulo. Segundo Reis, da Tecnisa, a comunicação feita pela empresa neste caso pode virar referência no setor. “Tem tudo para ser uma tendência no mercado de construtoras no Brasil e com certeza será uma realidade da Tecnisa daqui para frente”, analisa.
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