Opinião
Marketing e tecnologia: uma coisa só
Tec não é mais assunto exclusivo de um grupo dentro das empresas, mas uma disciplina que está presente em todas as funções e circula por toda a companhia
Tec não é mais assunto exclusivo de um grupo dentro das empresas, mas uma disciplina que está presente em todas as funções e circula por toda a companhia
3 de novembro de 2020 - 8h00
Quando recebi o convite para fazer parte do time de colunistas do ProXXima, logo respondi: tô dentro!
Eu sempre achei que marketing e tecnologia um dia iriam virar uma coisa só. Em 1998, cheguei a fazer uma pós em marketing e arriscava essa previsão entre uma aula e outra na PUC. E é o que estamos vivendo agora. Um exemplo é ter um cara de tecnologia, como eu, batendo papo (sim, as colunas serão um grande bate papo) aqui no ProXXIma, na sala de estar dos profissionais de marketing.
Mas deixa eu me apresentar primeiro. Tenho uma história profissional toda em tecnologia – de desenvolvedor a líder. Passei por várias indústrias e companhias. As últimas: Globo e Nissan. E agora, estou na Salesforce. Sou carioca, mas apaixonado por São Paulo. Aqui nessa coluna, pretendo trazer insights, reflexões e como vejo a tecnologia circulando pelo marketing de uma maneira super prática. E abrir conversas. Conectar pessoas e, quem sabe, daí surgirem experiências, MVPs e boas ideias.
“A grande sacada, é tratar tecnologia com a visão que faz sentido para cada área”
Cloud, Internet das coisas, 5G, Inteligência artificial, métodos ágeis, CRM…a ideia é completar o bingo da tecnologia, mas sem complicar. Numa abordagem tipo “tá, mas o que isso tem a ver comigo na prática?”. Acredito muito que a tecnologia chegou em um ponto onde não é mais um assunto complicado e exclusivo de um grupo dentro das empresas. É uma disciplina que está presente em todas as funções e circula por toda a companhia. E a grande sacada, é tratar tecnologia com a visão que faz sentido para cada área. As abordagens com o marketing serão diferentes das com finanças e por ai vai.
E vamos nessa. Obrigado ProXXIma pelo convite e nos vemos por aqui, neste espaço, todo mês!
Um grande abraço.
Veja também
Eu não existo longe de você
Em 2002, a música “Fico assim sem você”, de Claudinho e Bochecha, era o maior sucesso nacional, depois foi regravada por Adriana Calcanhoto e ganhou a Europa
Em ano de Copa do Mundo, o que o marketing digital pode aprender com o mundo do esporte?
Equipes esportivas alcançam o sucesso a partir do uso consistente de dados nas tomadas de decisão, deixando de vez para trás os achismos. Entenda como aplicar esses ensinamentos para uma estratégia de Marketing Digital mais assertiva