Cultura Pop I EP 1: conceito e origens

Buscar
Publicidade

Cultura Pop

Cultura Pop I EP 1: conceito e origens

Do hype ao mainstream, conceito dá o tom para uma audiência cada vez mais global e gera receitas em licenciamento, conteúdo e eventos


16 de março de 2023 - 18h34

Música, quadrinhos, cinema, TV, espetáculos. Do hype ao mainstream, a cultura pop dá o tom para uma audiência cada vez mais global

O termo “pop” passou a ser usado nas décadas de 1950 e 1960, com o movimento Pop art. Artistas colocavam em suas obras elementos ligados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano. A geração baby boomer, conquistando poder de compra nesta época, acelerou a popularização da pop art.

Cultura pop não necessariamente está ligada à cultura popular, sob a ideia de arte acessível às classes populares. O conceito vai além e tem como uma de suas definições um tipo de arte que reproduz ícones dos meios de comunicação e busca alcançar as massas.

Seja qual for a definição, a cultura pop agita fãs ao redor do mundo e em diferentes plataformas: cinema, licenciamento, eventos. A produção artística está conquistando, assim, um grande mercado consumidor e movimentando a economia. Este é o mote da série original Cultura Pop, do Meio & Mensagem.

Veja também