Vera Iaconelli: “Para não ver aquilo que nos implica, a gente finge que não existe”
Psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo reflete sobre racismo, intersseccionalidades e maternidade
Vera Iaconelli: “Para não ver aquilo que nos implica, a gente finge que não existe”
BuscarPsicanalista e colunista da Folha de S. Paulo reflete sobre racismo, intersseccionalidades e maternidade
Meio & Mensagem
2 de agosto de 2023 - 14h16
Vera Iaconelli (Crédito: divulgação)
Está no ar o sexto episódio da segunda temporada do podcast Falas apresentado por Regina Augusto, curadora de conteúdo do Women to Watch. Nesta edição ela conversa com Vera Iaconelli, Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP. Autora dos livros: ‘Mal-estar na maternidade’, ‘Criar filhos no século XXI’ e organizadora da Coleção ‘Parentalidade & Psicanálise’. Vera também é colunista da Folha de S. Paulo e Diretora do Instituto Gerar de Pscinálise.
Sua trajetória profissional começou pela necessidade de ajuda psicológica em um momento conturbado da vida. Após o início do tratamento, Vera percebeu seu interesse pela psicologia e seguiu por esse caminho, especializando-se na psicanálise.
Neste episódio, Vera Iaconelli fala sobre intersseccionalidades de classe, raça e gênero e como o Brasil tem avançado nessas discussões. “Para não ver aquilo que nos implica, a gente finge que não existe, são defesas da branquitude”, afirma. “O Brasil está se vendo no espelho, está ficando muito assustado, negando tudo que pode ou avançando na consciência, parecido com uma pessoa no divã”.
Ela ainda reflete sobre maternidade e o esgotamento materno, lembrando que o quarto PIB Mundial vem do trabalho doméstico não remunerado das mães do mundo inteiro.
Falas Women to Watch tem como objetivo dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino no mercado de trabalho. Serão ao todo 15 episódios exibidos semanalmente às quartas-feiras e disponíveis em todas as plataformas de áudio e vídeo.
Assista à entrevista.
Compartilhe
Veja também
De Olinda à França: como Lu Araújo internacionalizou o Mimo Festival
Com 21 anos de estrada, a fundadora criou um festival de música gratuito que nasceu no Nordeste e se expandiu para a Europa
Trabalho de cuidado entra na pauta corporativa com nova lei federal
Política Nacional de Cuidados garante direitos a cuidadores e a quem precisa de cuidados, além de responsabilizar Estado, família, sociedade civil e setor privado