Inteligência artificial, o desafio do marketing

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Inteligência artificial, o desafio do marketing

Esse é o tema de estreia da IBM School, projeto da IBM Brasil destinado a estudantes para discutir a influência da tecnologia sobre as profissões. O debate, que acontece na quinta-feira 13, estará focado em comunicação


6 de agosto de 2015 - 10h08

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Um dos temas do Festival de Cannes deste ano foi inteligência artificial. Entre os palestrantes que trataram do assunto esteve o pai da world wide web, o físico Tim Berners-Lee, que afirmou que o conceito será desafiador para as empresas e os seres humanos. Hoje já se faz uso inteligente de dados, mas, segundo ele, isso se tornará fundamental para uma série de processos, entre os quais os referentes à saúde de um indivíduo. Pelo lado das companhias, o emprego adequado da profusão de informações que estão sendo geradas fará parte do cotidiano de diversos profissionais. Se antes, por exemplo, bastava ter um site para promover vendas, isso não será mais suficiente, disse Berners-Lee, para quem inteligência artificial envolve decisões tomadas com base em algoritmos, o que vai além das figuras de robôs que se imaginam. Para o pai da www, quem estiver disposto a fazer negócios nesta nova era terá de saber usar e fornecer dados.

A discussão sobre inteligência artificial é ampla e, no mínimo, instigante para os profissionais da indústria da comunicação. Esse viés será debatido e analisado na primeira edição do IBM School, evento idealizado pela área de comunicação da IBM Brasil que acontece na quinta-feira 13, às 19h. Direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes disciplinas, o IBM School tem o objetivo de discutir como a tecnologia tem influenciado as profissões. Sua estreia, com foco em inteligência artificial e comunicação, terá a participação de professores que também são formadores de opinião: Edney Sousa (consultor de marketing e professor de redes sociais na ESPM, FGV e ComSchool), Elizabeth Saad (professora e coordenadora do curso de comunicação digital da Universidade de São Paulo e consultora de estratégia digital) e Gustavo Reis (gerente de marketing e mídia da Tecnisa e professor de marketing do MBA da ESPM).

A proposta do evento, que tem apoio de mídia de Meio & Mensagem, é discutir se a inteligência artificial vai transformar o marketing como o conhecemos. “Estamos diante de uma nova profissão? A computação cognitiva vai criar um novo consumidor?” são questões que os participantes vão responder no auditório da IBM Brasil. Condutor do debate, Mauro Segura, diretor de marketing e comunicação da IBM, explica que o conceito mais avançado de inteligência artificial hoje é a computação cognitiva. “Ela não apenas atende comandos, mas aprende continuamente de forma cumulativa, sobre qualquer tema. Sistemas de computação cognitiva ajudarão a responder perguntas simples e complexas, serão importantes para a tomada de decisão nos mais diversos segmentos e permitirão o desenvolvimento do conhecimento humano de forma acelerada”, diz.

Em Cannes, no mesmo painel em que esteve Tim Berners-Lee, o CEO global da agência de mídia PHD, Mike Cooper, afirmou que já foram investidos em inteligência artificial – ou AI, na sigla em inglês – mais de US$ 27 bilhões e esse valor cresce a uma taxa de 60% ao ano. Autor do livro Sentience: The Coming AI Revolution and the Implications for Marketing, Cooper declarou que inteligência artificial não significa uma nova peça de tecnologia e sim uma transformação na vida. E citou o VPA, um Virtual Personal Assistant, como um ajudante virtual que existirá para cada consumidor. O que virá a partir disso? “O potencial criativo é vasto”, ressaltou na ocasião.

Mauro Segura aponta que, para os gestores de marketing, a computação cognitiva permitirá a criação de projetos de marketing endereçando desafios que vão além da escala e capacidade humana. "Ela será uma ferramenta fundamental para melhorar os resultados em marketing, aumentando muito a eficácia em mídia programática, SEO, targeted advertising, insights de todos os tipos”, completa. Novos serviços para o consumidor poderão surgir, exatamente como os assistentes virtuais. "Eles poderão ser os melhores e mais confiáveis conselheiros em suas decisões de compra. A interação dos seres humanos com os sistemas cognitivos poderá ser feita via smartphones, wearables ou qualquer dispositivo via internet das coisas. Estamos falando em uma relação da marca com o consumidor de forma individual e personalizada”, esclarece.

Na estreia do IBM School, haverá espaço ainda para um painel sobre o Watson, descrito pela companhia como uma “tecnologia cognitiva que processa a informação mais como um ser humano do que como um computador, compreendendo a linguagem natural”. A apresentação será de Fabio Scopeta, líder de Watson da IBM para Brasil e América Latina.

As inscrições são limitadas. Meio & Mensagem fará a cobertura do debate e mostrará seus principais pontos no dia seguinte ao evento.

IBM School
Local – IBM (rua Tutóia 1157, Paraíso. São Paulo – SP)
Quando – 13 de agosto, às 19h
Inscrições – Formulário online

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