Samsung é a marca mais influente

Buscar
Publicidade

Marketing

Samsung é a marca mais influente

Nestlé e Google aparecem na sequência no estudo Most Influential Brands divulgado pelo Instituto Ipsos


9 de abril de 2015 - 12h41

O Instituto Ipsos divulgou nesta quinta-feira, 9, o estudo Most Influential Brands, que avalia as marcas que mais têm influência sobre a vida do consumidor. O ranking de 2015, relativo ao desempenho das companhias no Brasil em 2014, foi liderado pela Samsung, seguida da Nestlé e do Google (confira abaixo a lista completa das dez marcas mais influentes).

Para fazer a seleção dessas empresas, o instituto realizou pesquisa online com mil consumidores. O perfil dos respondentes corresponde à amostra online brasileira, das classes AB e C, de 18 a 55 anos ou mais e de todas as regiões do País.

Na pesquisa, os consumidores avaliaram as marcas sob seis critérios: Relevância (que analisava as marcas do ponto de vista de atributos como ser impactante, fundamental, importante, próxima e amada); Confiança (se a marca era considerada confiável, recomendável, icônica ou que transmitia credibilidade); Liderança (característica conferida às marcas percebidas como inovadoras, únicas, diferentes, transformadoras e indulgentes); Presença (aquelas marcas mais exibidas em propaganda, que estão em todo lugar, conhecidas e populares); Interação Online (atributo das mais compartilhadas e curtidas nas redes sociais e com boa performance nas compras online); e Cidadania Corporativa (mérito das marcas que melhor se relacionam com questões como meio ambiente, sociedade e comunidade).

No critério Relevância, a primeira posição foi ocupada pelo Google. Já a marca em que os consumidores mais têm Confiança é a suíça Nestlé. A Apple ocupa o topo do ranking no quesito Liderança e a posição é conquistada pela Coca-Cola quando o foco é Presença. Os esforços do Grupo Boticário em modernizar suas estruturas e estreitar laços nas redes sociais colocam o carro-chefe da companhia – O Boticário – em primeiro lugar na Interação Online. A grande concorrente da marca no Brasil, a Natura, desponta como líder no fator Cidadania Corporativa.

Os pesquisadores da Ipsos que apresentaram o estudo também destacaram o impacto que a Copa do Mundo 2014 exerceu sobre os resultados da análise. Quatro das novas marcas do ranking Top 10 em 2015 foram patrocinadoras da Copa ou da seleção brasileira ano passado: Samsung, Nestlé, Sadia e Gillette. A Nestlé foi patrocinadora da Copa e as demais marcas, da equipe brasileira.

Most Influential Brands 2015 – Brasil:
1. Samsung
2. Nestlé
3. Google
4. Havaianas
5. Microsoft
6. O Boticário
7. Natura
8. Sadia
9. Johnson & Johnson
10. Gillette

Top 5, por critério:

Relevância:
1. Google
2. Facebook
3. Microsoft
4. Samsung
5. YouTube

Confiança:
1. Nestlé
2. Johnson & Johnson
3. Brastemp
4. OMO
5. Sadia

Liderança:
1. Apple
2. Microsoft
3. Coca-Cola
4. Mercedes-Benz
5. Havaianas

Presença:
1. Coca-Cola
2. Skol
3. TIM
4. Itaú
5. Nestlé

Interação Online:
1. O Boticário
2. Claro
3. Sony
4. Facebook
5. Fiat

Cidadania Corporativa:
1. Natura
2. O Boticário
3. Banco do Brasil
4. Bradesco
5. Petrobras
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras