Gazeta do Povo circula seu último jornal diário impresso

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Gazeta do Povo circula seu último jornal diário impresso

O jornal curitibano agora foca em uma estratégia mobile first, com foco em digital e uma versão semanal impressa


31 de maio de 2017 - 12h30

Principal jornal paranaense, a Gazeta do Povo circulará a última versão de seu jornal diário hoje, quarta-feira, 31. A partir de amanhã, o jornal passa a ser feito essencialmente para o digital, com foco em plataformas mobile. No novo modelo editorial, o consumo e até a produção da notícia será preferencialmente a partir de celulares, já que o novo publicador permite ao jornalista postar direto do celular na plataforma do jornal. A Gazeta continuará com uma versão impressa, agora semanal: cada exemplar será vendido a R$10,00 nas bancas selecionadas e os assinantes receberão em casa aos sábados. Além desta edição semanal, mensalmente serão publicadas as revistas Haus e Bom Gourmet.

Originalmente construído para mobile, o novo site será responsivo para desktop. No site da Gazeta do Povo, leitores terão acesso a noticiário, análises, colunas e blogs direcionados por geolocalização, de acordo com suas praças de interesse – Curitiba, Paraná ou qualquer lugar do Brasil. Em uma iniciativa experimental, assinantes poderão ver quais foram os conteúdos acessados por seus amigos do Facebook e como eles reagiram.

Os assinantes de Curitiba terão acesso a conteúdo digital ilimitado, 4 edições semanais e 2 revistas mensais dedicadas a gastronomia e arquitetura e decoração, além da revista Viver Bem Saúde bimestral. 

Segundo Leonardo Mendes Jr., diretor de redação da Gazeta, a nova plataforma foi desenhada para aumentar a velocidade de carregamento de seus conteúdos, diminuindo o consumo de dados. “Os meses de abril e maio estão entre os de maior audiência na história do jornal e a migração de assinantes do impresso para a nova plataforma é superior a 92%, ante uma expectativa de 60%. É sinal de que tomamos a decisão correta, pois estamos indo para onde nosso leitor já está”,  disse o executivo em comunicado.

De acordo com Ana Amélia Filizola, diretora da unidade de Jornais do Grupo GRPCom, em abril, a Gazeta do Povo atingiu seu segundo maior índice de audiência no digital, e o maior do ano de 2017, com mais de 9,1 milhões de browsers únicos. “Em média, 67% dos browsers que acessaram a Gazeta do Povo, no período de abril a maio 2017, acessaram via plataforma mobile. Essa concentração é nove pontos percentuais superior à média dos 12 meses anteriores, demonstrando que estamos no caminho correto”, disse ela em nota. 

A estratégia também possibilitou a um incremento na venda de assinaturas pela internet que já está 80% superior ao realizado em abril 2017. No acumulado até maio, a Gazeta do Povo soma aproximadamente 21 mil assinantes puramente digitais.

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”