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Profissionais de marketing e vendas estão prontos para a IA

Em pesquisa, realizada pelo IBM Institute for Business (IBV), 24% dos entrevistados afirmam já possuir uma estratégia estabelecida para aderir à inteligência artificial


18 de agosto de 2017 - 10h58

(Crédito: reprodução)

Diretores de marketing e líderes de vendas (64%) acreditam que suas indústrias estão preparadas para obterem tecnologias cognitivas, nos próximos três anos. Porém, no momento, apenas 24% afirmam possuir uma estratégia estabelecida para aderir à inteligência artificial (IA). Estes dados são do estudo “Do dilúvio de dados à insight inteligentes: adoção de computação cognitiva para permitir valor no marketing e nas vendas”, realizado pelo IBM Institute for Business (IBV) em parceria com a consultoria Oxford Economics, que entrevistou 525 CMOs e 389 líderes de vendas de indústrias globais, incluindo países da América Latina.

Segundo a pesquisa, para os respondentes, a satisfação do cliente é um dos motivos mais importantes para adotar soluções cognitivas ou de inteligência artificial. Nos últimos três anos, 13% dos executivos de empresas superaram a concorrência, em termos como crescimento de receita e rentabilidade. Destes: 93% acreditam que a computação cognitiva está pronta para ser usada no mercado; 91% afirmam que a computação cognitiva é boa para suas organizações; 24% asseguram que já estão aplicando tecnologias cognitivas em suas empresas; e 3% já coletam e analisam informações do mercado externo.

Em informações recolhidas pelo estudo, melhora na experiência com o cliente e resultados financeiros — incluindo o aumento dos rendimentos financeiros e a capacidade de identificar o ROI de marketing — estão entre as vantagens de adotar soluções nas áreas de computação cognitiva e inteligência artificial.

Para Claudio Santos, líder de IBM Watson Customer Engagement, incluir soluções cognitivas na estratégia de reinvenção digital das empresas de qualquer tamanho; fazer da inteligência artificial uma oportunidade de ouro se tratando de colaboração e inovação; e começar pequeno, mas começar são três pontos necessários para dimensionar o potencial da inteligência artificial nas áreas de marketing e vendas.

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