
Alexandre Zaghi Lemos
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 18 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Editor-chefe do Meio & Mensagem, onde atua há 18 anos. Anteriormente, passou pelas equipes de jornalismo da revista About e das rádios Jovem Pan e Ômega FM. Foi colunista nas rádios CBN, BandNews FM e na revista CartaCapital.
Artigos
2025
Com júris que decidem guiados por videocases, turbinados pela inteligência artificial, o Cannes Lions precisa tomar medidas para além de regras que dependem da boa vontade dos concorrentes aos seus cobiçados Leões
Recorde do Brasil em Cannes se dá por um mix favorável que inclui desde o óbvio talento criativo até aspectos intrínsecos para a sobrevivência em ambientes de alta competitividade, como investimento e desenvoltura
Com recorde de público, ProXXIma debate inovação nas estratégias, nos ambientes corporativos e nas posturas profissionais sob diversos pontos de vista, dividindo conhecimento e abrindo espaço para novas conexões
Entender os tortuosos caminhos que podem levar uma campanha ao pódio de festivais como o Cannes Lions é um trabalho que exige dedicação, investimento e resiliência
Seleção 30 Under 30 destaca jovens brasileiros com potencial de impactar positivamente o desenvolvimento da indústria, retrata a amplitude do setor e os múltiplos perfis profissionais que o mantêm efervescente
Influência aumenta fatia na divisão do bolo de marketing, aguça debates sobre uso da inteligência artificial na seara criativa e acirra ainda mais disputas entre holdings de publicidade e plataformas globais de mídia
Com movimentos de consolidação, entrada de grandes players de mídia e concorrências por ativos disputados, OOH tem desafio de seguir avançando sem deixar que disputas atrapalhem união que fortaleceu o setor
Aumenta pressão pela entrega de resultados financeiros e operacionais capazes de construir diferenciais competitivos e ajudar as empresas a navegarem com mais dinamismo no mar revolto da economia global
Relações de clientes com agências full service estão mais duradouras, enquanto parcerias com especializadas em mídia foram abreviadas, refletindo a pressão do ambiente de pulverização e cobrança por resultados mensuráveis
Preocupação constante, a interferência das mídias na formação dos cidadãos, especialmente na infância e adolescência, atinge seu ápice com os efeitos da maciça adesão às redes sociais
Carro da concorrência da Pague Menos passa na rua do LinkedIn, atrai mais de 900 agências e reaquece debates sobre a banalização dos processos de seleção de parceiras na publicidade e no live marketing
Atitudes que desatam os nós da inspiração são busca constante para quem lida com processos criativos e vive perseguindo grandes ideias, estratégias de marcas memoráveis e entretenimento ousado e atraente
Na contracorrente da macroeconomia, indústria de comunicação, marketing e mídia vive situação extraordinária, com crescimento de dois dígitos, recordes nos meios digitais e OOH e empresa nacional líder com lucro bilionário
Maior conhecimento sobre os direcionamentos das agendas dos executivos-chefes de marketing amplia possibilidades de influenciar os fluxos de investimentos que financiam os destinos de toda a indústria
Corrida pelo domínio da inteligência artificial (IA) e onipresença do assunto em eventos como MWC e SXSW suscita dúvida sobre onde está o underground quando todo mundo está olhando para a mesma coisa
Com um terço dos orçamentos destinados à inovação, executivos de marketing priorizam melhoras em produtos e experiências, mas dependem de aspectos como criatividade e aptidão para despertar o interesse do público
Da economia global às escolhas dos canais de abordagem ao público, são muitos os movimentos que impactam as estratégias de marketing e, consequentemente, as vendas, e que exigem reações cada mais rápidas dos CMOs
Evolução profissional e qualidade de vida são excludentes? A questão se impõe num momento em que contrastam o avanço das jornadas presenciais e os recordes de pedidos de demissão voluntária
Proliferação das marcas de apostas aumenta desafio do Conar em convencer plataformas globais de mídia a tirarem do ar as mensagens que infringem a autorregulamentação publicitária, especialmente nas redes sociais
Volume global de publicidade cresce mais rápido que faturamento das holdings de agências e, pela primeira vez, investimento intermediado pelos grandes grupos nos EUA é igual ao feito direto pelos anunciantes
Comoção de indicações brasileiras ao Oscar é exemplo mais forte dos últimos tempos do fascínio que premiações exercem na indústria criativa — instrumento que a publicidade sabe, como ninguém, rentabilizar em negócios
Melhor uso da inteligência artificial, desde as tarefas de back office que agilizam a gestão até a tão desejada entrega única e personalizada a cada consumidor, norteia debates no maior evento sobre varejo do mundo
Após ser reconhecida pelo mercado com o Caboré de Agência do Ano, AlmapBBDO confirma bom desempenho ao liderar, pela primeira vez, o ranking de melhores em novos negócios, que Meio & Mensagem publica pelo 14º ano