Opinião

Effie maior

Principal evento de publicidade do País aponta caminhos para premiações potencializarem a relação entre agências e clientes

Alexandre Zaghi Lemos

Editor-chefe do Meio & Mensagem 24 de novembro de 2025 - 6h00

A maior edição da história. O 18o Effie Awards Brasil promoveu sua cerimônia de entrega de troféus aos vencedores, na semana passada, somando marcos importantes na trajetória da premiação, que é a mais importante do mercado nacional entre todas as que reconhecem a excelência de ações de marketing e campanhas publicitárias. Foi o ano com o maior número de cases inscritos, com alta de 5,5% em relação a 2024, o que manteve o crescimento constante do evento, realizado por Meio & Mensagem desde 2008.

O interesse do mercado nacional demandou a formação do mais numeroso júri já formado para a avaliação dos projetos participantes nesses dezoito anos de Effie Brasil. Foram mobilizados 800 profissionais, reunidos em videoconferências para a curadoria inicial, que selecionou os 159 finalistas. Na fase de concessão dos troféus, 250 deles voltaram a se encontrar, desta vez presencialmente, divididos em 25 salas, de modo que cada grupo analisasse somente dez trabalhos — providência que dá tempo para questionamentos e debates sobre os resultados de todas as ações postulantes aos troféus.

Dessa etapa saíram os 37 Ouros, 37 Pratas e 37 Bronzes — uma coincidência numérica — entregues na semana passada, quando, poucas horas antes da cerimônia de premiação, um terceiro grupo de treze profissionais se reuniu novamente, para escolher o Grand Effie. Esse grupo final é cuidadosamente selecionado para que nenhum dos seus membros tenha relações com os cases vencedores de Ouros e postulantes ao prêmio principal.

O recorde de 112 troféus distribuídos a 79 cases, realizados por 39 agências e 50 anunciantes, faz desta a edição mais abrangente de todas — o shortlist já apontava nesta direção, ao nomear trabalhos de 63 agências para marcas de 85 anunciantes. Empresas de todos os portes puderam comemorar em 2025 os primeiros Effie de suas histórias, reafirmando o acerto do evento de entregar sempre dois troféus, um para o anunciante e outro para a agência — ao contrário do que faz a maioria das premiações publicitárias, muito focadas no universo dos criativos.

Outro êxito foi a estreia do Effie Brasil em uma nova casa, o Auditório Ibirapuera, em São Paulo, inaugurando um novo formato para a homenagem aos vencedores e para o networking entre os presentes. As imagens dos principais vencedores e a lista completa de premiados estão na reportagem das páginas 16 a 32. Ainda como parte das novidades que marcam a chegada do Effie Brasil à maioridade, na próxima edição de Meio & Mensagem serão publicados rankings históricos de anunciantes, marcas e agências, considerando todas as edições já realizadas e consolidados pela primeira vez. O retrospecto mostra a concessão de Grand Effie a alguns dos mais importantes anunciantes e marcas do País, como Avon, Bradesco, Ford, Ipiranga, Magazine Luiza, O Boticário, Pepsi, Renault, Santander, Unilever, Visa e Vivo, entre outros.

Após os episódios de farsas e cassações de vencedores no Cannes Lions, em junho, e da péssima repercussão global dos acontecimentos, que levaram o principal festival do mundo à sua maior crise de reputação, houve muitas dúvidas e debates sobre a relação de agências e anunciantes com as premiações da indústria. Entretanto, o que se viu até aqui foi uma estabilidade nas adesões às inscrições que sustentam esses eventos e um movimento positivo de maior rigor dos participantes em relação às informações que incluem em seus cases. Entre os diversos caminhos possíveis, as diretrizes do Effie Worldwide se comprovam como um bom filtro para o reconhecimento de ações de marketing autênticas e relevantes para os desempenhos de grandes marcas.

Seu exemplo é importante para premiações publicitárias que pretendem, além de ser relevante para o registro histórico da atividade e referência para profissionais e empresas, ajudar a resolver uma das questões centrais das relações entre agências e anunciantes: a maior proximidade dos CMOs e áreas de marketing com as equipes criativas, algo fundamental para a construção de marcas fortes e desejadas.