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Grupo do Rio une cultura e design,

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Comunicação

Grupo do Rio une cultura e design,

ideia é levar é aproveitar visibilidade internacional para mostrar a pegada carioca


21 de junho de 2011 - 8h02

 A ideia de levar a “pegada” carioca e a visibilidade internacional do Rio de Janeiro para as marcas, a partir de movimentos culturais e emocionais, levou o designer e diretor de criação Jair de Souza, a diretora de produção Marisa Manfredini e o consultor em esportes Lucio Macedo a criar o Grupo do Rio. A agência tem o foco no branding cultural e nasce da união das empresas Jair de Souza Design e Man e Mac Comunicação, de Marisa Manfredini.
O objetivo do trio é atender marcas nacionais e globais que enxergam a cidade maravilhosa como ponto estratégico para suas iniciativas de branding. “Sempre pensei em uma empresa que pudesse criar, planejar, realizar e entregar. O Rio está renascendo e queremos participar desse repensar da cidade. Queremos contribuir com isso à nossa maneira, com o pensamento por meio do design, da arquitetura, da realização positiva. Mas essa não é uma agência regional. É uma agência que quer levar a pegada do Rio para empresas globais”, frisa Souza.

A escolha do nome, segundo ele, vem do fato de a agência ter em suas equipes profissionais cariocas, paulistanos, mineiros, baianos, pernambucanos e gaúchos. Cada um com o seu olhar sobre a cidade. “O Grupo do Rio quer levar a maneira de ser carioca, de trabalhar com criatividade e alegria, para todo o Brasil. Temos a convicção de que viver nesta cidade proporciona a melhor e mais democrática visão do País. O mix da cultura carioca que é arte, festa, alegria, musicalidade, informalidade, criatividade e simpatia do povo, sintetiza o melhor de todos os brasileiros”, acredita Souza.
Para Marisa Manfredini, paulistana que mora há oito anos na cidade, mas há 18 anos realiza eventos corporativos no Rio, a química que move a empresa vem da busca de ir além dos eventos corporativos como normalmente são. Segundo ela, o caminho a ser seguido pelo Grupo do Rio é o de criar um olhar cultural, com trabalhos que deixem um legado de cultura, arte, educação e esporte. “As agências estão chegando de uma forma muito agressiva no Rio. Mas, se tivermos um diferencial do conteúdo, da entrega, da maneira de traduzir uma marca para a sociedade, teremos o nosso espaço”, afirma Marisa.

Um dos projetos já realizados pelo Grupo do Rio é uma plataforma de esportes radicais para o Oi Futuro, que levou novas formas de prática esportiva às escolas, por meio da escalada, skate, maratona rústica, entre outras modalidades. Modalidades que os alunos curtem nas ruas foram levadas para as escolas, fazendo com que os professores também pudessem se atua¬lizar. “O legado desse projeto é o de levar o esporte como formação de valores para tornar o aluno um cidadão”, diz Macedo.

Outra ação do Grupo do Rio é o projeto Rio+Design Milão, realizado para o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado. Este ano, houve uma edição do evento em Milão e haverá uma segunda, no Rio, em novembro. A meta do Governo do Estado do Rio é aproximar o design da indústria. A missão do Grupo do Rio é transformar a capital em cidade do design, desenvolvendo projetos em conjunto com os órgãos de governo, o Sebrae e a prefeitura.

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