Agências e anunciantes que mais cresceram em 2011

Buscar

Agências e anunciantes que mais cresceram em 2011

Buscar
Publicidade

Comunicação

Agências e anunciantes que mais cresceram em 2011

Ogilvy é o principal destaque, com alta de 66% nos investimentos em mídia administrados no ano passado


24 de janeiro de 2012 - 8h15

A excelente performance da Ogilvy, com alta de 65,7% na verba de mídia administrada no ano passado em relação ao exercício anterior é o principal destaque no ranking de agências do Ibope Monitor, que fechou na semana passada os números de 2011. O crescimento da Ogilvy explica-se principalmente pelo fato da agência ter concentrado o atendimento a 100% da verba de mídia da Claro, dividida até 2010 com a AlmapBBDO e a F/Nazca S&S.

Entre as 25 primeiras do ranking de 2011, também merecem menção os desempenhos de Taterka, com crescimento de 64,3%; Giovanni+DraftFCB, com avanço de 45,9%; e Multi Solution, com alta de 58,9%, graças ao maior investimento da Cervejaria Petropolis, que aumentou em 66,5% sua presença na mídia, mas, por outro lado, abriu concorrência no início de 2012 e pode trocar de agência em breve.

Entre os anunciantes, também cresceram muito acima da média: Hewlett Packard (183,5%); Reckitt Benckiser (42,1%); Volkswagen (40,8%); Banco do Brasil (35,5%); Claro (33,8%); Procter & Gamble (33,5%) e Unilever (35,2%). Na ponta oposta, os únicos dois entre os 25 primeiros que investiram menos em 2011 do que em 2010 foram Hyundai Caoa (-17%) e Bradesco (-2,3%).

Os números do Monitor Evolution, do Ibope, consideram 39 praças e nove meios (TV aberta, jornal, revista, TV por assinatura, internet, rádio, cinema, mobiliário urbano e outdoor). Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos – o que causa uma grande distorção nos números absolutos de investimentos de anunciantes e agências, muito acima da realidade. Além disso, o instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.

Confira, a seguir, o desempenho das 25 maiores agências e dos 25 maiores anunciantes do País em 2011

  Agências Compra de mídia* Variação 2010/2011
Y&R 6.166.240 20,0%
AlmapBBDO 2.784.773 33,7%
Ogilvy 2.630.036 65,7%
JWT 2.359.939 13,4%
WMcCann 2.284.656 17,0%
Euro RSCG  2.245.958 31,5%
BorghiErh/Lowe 1.943.703 14,4%
Africa 1.811.320 7,9%
Neogama/BBH 1.791.391 12,6%
10º Publicis** 1.768.703 14,6%
11º Giovanni+DraftFCB 1.733.882 45,9%
12º Z+ 1.685.649 1,8%
13º F/Nazca S&S 1.634.957 15,0%
14º DM9DDB 1.579.892 -0,1%
15º Multi Solution 1.249.330 58,9%
16º PPR 1.235.994 18,6%
17º Talent 1.211.968 23,3%
18º Leo Burnett Tailor Made 1.181.765 0,5%
19º Loducca 1.116.814 27,1%
20º Artplan 984.568 7,8%
21º DPZ 937.610 24,9%
22º Fischer&Friends 931.799 -21,2%
23º Lew’Lara\TBWA 892.846 11,4%
24º 141 Soho Square 883.415 9,3%
25º Taterka 840.234 64,3%

*Valores em R$ mil
**Soma de Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Red Lion

  Anunciantes Compra de mídia * Variação 2010/2011
Casas Bahia 3.371.015 8,9%
Unilever 2.609.250 35,2%
Ambev 1.314.751 5,9%
Reckitt Benckiser 1.179.321 42,1%
Hyundai Caoa 1.098.751 -17,0%
Cervejaria Petropolis 1.097.790 66,5%
Caixa 1.092.777 11,4%
Volkswagen 989.681 40,8%
Procter & Gamble 979.939 33,5%
10º Fiat 956.683 9,1%
11º Bradesco 905.062 -2,3%
12º Petrobras 796.154 20,0%
13º Vivo 760.091 29,0%
14º General Motors 750.053 23,5%
15º Grupo Pão de Açúcar 741.967 14,2%
16º Hewlett Packard 682.785 183,5%
17º Peugeot Citroen 680.116 25,9%
18º TIM 679.376 19,9%
19º Coca-Cola 678.793 17,9%
20º Ford 678.420 8,2%
21º Itau 624.873 8,1%
22º Colgate Palmolive 624.153 10,2%
23º Banco do Brasil 587.519 35,5%
24º Claro 537.988 33,8%
25º Hypermarcas 529.366 0,5%

*Valores em R$ mil

Leia também:
Ibope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf