AlmapBBDO ocupa terceiro lugar no Warc Effective 100
Ranking global de eficácia traz ainda outras duas brasileiras bem colocadas: a Africa, em nono lugar, e a VML, em décimo-terceiro
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BuscarRanking global de eficácia traz ainda outras duas brasileiras bem colocadas: a Africa, em nono lugar, e a VML, em décimo-terceiro
Isabella Lessa
25 de março de 2024 - 14h02
A brasileira AlmapBBDO ocupa a terceira posição no Warc Effective 100, ranking global de eficácia que destaca as empresas de melhor desempenho no ano passado em premiações voltadas a eficácia, com o Effie, e áreas que avaliam campanhas sob essa ótica, como o Creative Effectiveness, do Cannes Lions.
Foi o festival de eficácia, aliás, que contribuiu para que a agência alcançasse essa posição no Warc 2024. Afinal, em 2023, foi apontada como Agência do Ano tanto no Effie Awards Brasil, quanto no Effie Latam.
Consequentemente, foi eleita Agência do Ano da América Latina pelo Effie Index Latam, figurando como única agência nacional no top 10 global.
Já no Cannes Lions, a agência se destacou principalmente com o case “TERR4”, criado para o Pacto Global da ONU, que ganhou Grand Prix na categoria Creative B2B. Também ganhou Ouro em Media com “Abrigo Amigo”, trabalho realizado para a Eletromidia.
A conquista da Almap no pódio deste ano é significativa sobretudo porque, no Warc 2023, a agência estava no 49º lugar. Nesta edição, está atrás somente da Leo Burnett Dubai e da Ogilvy Mumbai, que ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.
Além da Almap, outras duas brasileiras estão bem colocadas: a Africa, em nono lugar, e a VML, em décimo-terceiro. A VML conquistou o Grand Effie Brasil em 2023 com o case “Buscapé”, para Vivo e Motorola.
No ranking dos países mais eficazes, o Brasil aparece em terceiro lugar, atrás de Estados Unidos e Índia.
É da Ogilvy indiana a campanha mais eficaz de 2023: “Shah Rukh Khan-My-Ad” gerou aumento de 35% nas vendas da Cadbury durante o Diwali. O trabalho, que utilizou recursos de geolocalização para personalizar as mensagens para cada consumidor, também contribuiu para que a Mondelez alcançasse o quarto lugar como anunciante mais eficaz.
Já a rede Ogilvy encabeça o ranking de rede mais eficaz pelo segundo ano consecutivo. Na sequência, pela ordem, aparecem DDB Worldwide, Leo Burnett e BBDO Worldwide, que repetem suas respectivas posições pelo segundo ano seguido.
Entre as holdings, houve troca entre o Omnicom e o WPP: neste ano, a holding norte-americana, que abrange agências como a Africa e a Almap, subiu uma posição em relação ao ano passado e ocupa o primeiro lugar. Enquanto o grupo que controla redes como VML e Ogilvy desce um degrau e fica com a segunda posição.
Houve troca similar entre Publicis Groupe e Interpublic: nesta edição, a holding francesa está no terceiro lugar, subindo uma posição em relação ao ano anterior, enquanto o IPG desceu do terceiro para o quarto lugar.
Pela segunda vez consecutiva, o McDonald’s lidera a lista das marcas mais eficazes, seguida por Cadbury, KFC, Dove e Aldi. Na lista dos anunciantes, ABInbev se mantém invicta no primeiro lugar, seguida por Unilever, McDonald’s, Mondelez e Pepsico. No Effie Brasil, a Ambev foi o Anunciante do Ano em 2023.
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