Comunicação
Apple se desculpa por comercial que destrói itens ligados à criatividade humana
Big tech tira do ar comercial que seria veiculado na TV e emite comunicado dizendo que errou o tom
Apple se desculpa por comercial que destrói itens ligados à criatividade humana
BuscarApple se desculpa por comercial que destrói itens ligados à criatividade humana
BuscarBig tech tira do ar comercial que seria veiculado na TV e emite comunicado dizendo que errou o tom
Meio & Mensagem
10 de maio de 2024 - 8h40
Na quinta-feira, 10, a Apple emitiu um raro pedido de desculpas, admitindo que errou no tom do comercial que divulgava o novo iPad, lançado nesta semana.
Criado in-house, o filme mostra objetos ligados à criatividade humana, de instrumentos musicais a livros, assim como obras de arte, sendo esmagados por um compressor.
A empresa resolveu chamar o vídeo de “Crush”, palavra que pode tanto significar a afeição por algo ou alguém ou, de maneira mais literal, como mostra o vídeo, destruir alguma coisa.
Quando todos os itens são destruídos, resta somente o novo iPad, que a companhia promete ser o mais fino de todas a gerações já lançadas.
Não demorou para que muitas pessoas, inclusive as que trabalham com criatividade, reagissem negativamente à peça publicitária, já que a mensagem que fica é a da tecnologia destruindo a criatividade humana – a influência da inteligência artificial sobre as ideias e execuções realizadas por humanos é um tema que tem sido extensivamente debatido pela indústria de comunicação, assim como por toda a sociedade.
A companhia, por outro lado, quis ilustrar, por meio da peça, a dimensão do potencial criativo que pode ser depositada e comprimida no iPad.
“Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é muito importante desenhar produtos que empoderem os criativos por todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a miríade de maneiras com que os usuários se expressam para trazer suas ideias à vida por meio do iPad. Perdemos a mão com esse vídeo e pedimos desculpas”, disse Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicação da Apple, em comunicado publicado pelo Ad Age.
O vídeo foi lançado no YouTube da Apple na quinta-feira, 9, e na conta do CEO da companhia, Tim Cook, no X (ex-Twitter).
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Historicamente, a Apple veicula campanhas que são reconhecidas e premiadas pela comunidade crativa. Filmes como “1984”, “Think Different”, “Get a Mac” e, mais recentemente, “Shot on iPhone” e “The Greatest”, são alguns exemplos.
Compartilhe
Veja também
AlmapBBDO conquista a conta da Yamaha Motor
Agência assume estratégias, criação e execução para mídias online e off-line da marca no País
Chevrolet conta 99 histórias da relação entre consumidores e marca
Campanha criada pela WMcCann faz parte da contagem regressiva para a celebração de cem anos da companhia no País