As dez celebridades que dominaram as campanhas no ano
Camila Pitanga lidera, em inserções, o ranking 2012 de estrelas nos intervalos da TV
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Meio & Mensagem
21 de dezembro de 2012 - 5h00
A voz rouca e o tipo bem brasileiro de Camila Pitanga dominaram os intervalos da programação televisiva em 2012. A atriz foi a personalidade mais vista pelos telespectadores na TV aberta, com 7.336 inserções. A forte presença na telinha foi alavancada pelos filmes da Caixa Econômica Federal, mas a artista também protagonizou campanhas para o Grupo Pão de Açúcar, Ferrero, Unilever e Rede Globo.
O segundo lugar ficou o galã Reynaldo Gianecchini, vice-campeão (5.870 aparições) graças às ações para marcas como Banco do Brasil e Catho, além de campanhas beneficentes para entidades de combate ao câncer, como Graacc e IBCC. A über model Gisele Bündchen, que havia liderado a lista em 2011 das celebridades mais vistas na publicidade, caiu para a terceira posição (5.686 inserções), estrelando campanhas para C&A, ONU, P&G e Sky.
Em quarto e quinto lugares, domínio absoluto do futebol: Neymar (5.303 aparições) e Ronaldo (4.243 aparições), respectivamente, foram garotos-propaganda de diversas empresas, como Ambev, Claro, Volkswagen e Hypermarcas, entre outras. Um detalhe curioso é que Neymar, em 2011, ocupava apenas a 72a posição, com 539 aparições.
Na lista dos dez mais vistos nos breaks figuram ainda a apresentadora Patrícia Abravanel (3.362 inserções), que faz as ações para a Jequiti; a atriz Lilia Cabral (2.863 inserções); a modelo e apresentadora Fernanda Lima (2.675); o ator Rodrigo Santoro (2.532); e a atriz Thaila Ayala (2.476).
“A marca faz um esforço gigantesco para reter a atenção e usa uma celebridade para ter mais resultado, mas são poucas que podem pagar para ter o Neymar, por exemplo”, diz Fabio Wajngarten, sócio da empresa Controle da Concorrência, que monitora as inserções do mercado publicitário e fornece dados, minuto a minuto, da presença dos anunciantes na TV.
O levantamento das dez celebridades mais vistas na propaganda de TV analisou os canais abertos Band, Globo, Record, RedeTV e SBT no período de 1o de janeiro a 30 de novembro, usando o sinal São Paulo SP1 (para a capital paulista), que contempla também net (os comerciais nacionais). Foram utilizados os formatos propaganda e patrocínio.
Craque dos intervalos
Já a celebridade que mais anunciou marcas diferentes durante o ano foi o jogador Neymar, que estrelou campanhas para 12 empesas: Ambev, Baruel, Claro, Grupo Santander, Gulliver, Johnson Controls, Lupo, Nike, Panasonic, Rede Globo, Unilever e Volkswagen. A cantora Ivete Sangalo também confirmou o título de rainha dos comerciais, sendo garota-propaganda de 11 empresas e instituições diferentes. SBT, Insinuante, L’Oréal, Giraffas, Governo da Bahia, Credicard Hall, Conselho Nacional de Procuradores, Avon, TAM, Schincariol e Tramontina apostaram no charme e talento da artista para divulgar suas marcas.
Em terceiro lugar aparece o ex-jogador e empresário Ronaldo (o Fenômeno), com nove marcas. Reynaldo Gianecchini vem na quarta posição, com oito marcas, e Sabrina Sato e Xuxa estão empatadas na quinta colocação, com sete empresas cada.
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