Banco Inter faz post provocativo após mudança do logo do Itaú

Buscar

Banco Inter faz post provocativo após mudança do logo do Itaú

Buscar
Publicidade

Comunicação

Banco Inter faz post provocativo após mudança do logo do Itaú

Marca usou as redes sociais para sugerir que novo logo seria parecido com o seu; Itaú responde que reformulação recorreu ao histórico do logo, que usa a cor laranja desde a década de 1970


7 de dezembro de 2023 - 16h16

Atualizada às 18h08

No dia de seguinte da apresentação da nova identidade visual do Itaú – que passou a utilizar uma forma mais arredondada no logo e adotou o laranja como tom único – o Banco Inter usou as redes sociais para fazer uma provocação ao concorrente.

A instituição, que também tem o laranja como cor, usou o X (ex-Twitter) para fazer um post que sugere que o Itaú copiou o estilo de sua marca.

Sem mencionar o nome do banco, o Inter fez um post com a frase: “Pode copiar, só não faz igual”, acompanhada de um GIF. Veja:

Rapidamente, usuários do X identificaram que o Inter se referia ao novo logo do Itaú e começaram a comentar as possíveis semelhanças ou diferentes entre ambos.

Resposta do Itaú

Em comunicado enviado à reportagem, o Itaú destacou que seu novo projeto de design de marca recorreu ao histórico da identidade visual e que a cor laranja foi introduzida no logo na década de 1970.

“O Itaú Unibanco esclarece que seu novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Na nova paleta cromática, o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros. O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida.”, disse.

O banco também complementou que “a essência da marca Itaú foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea.”

Com nova marca e Madonna, o Itaú celebra 100 anos

A nova identidade visual do Itaú demandou 22 meses de trabalho e foi criada com a proposta de celebrar os 100 anos da instituição financeira.

O conceito foi apresentado aos consumidores na noite de quarta-feira, 7, em comercial exibido no intervalo do Jornal Nacional. O slogan “Feito de Futuro”, desenvolvido em parceria com as agências Africa Creative e Galeria, reforça a proposta da comunicação de celebrar a longevidade do banco.

Nesta segunda-feira, 7, em evento para a imprensa, realizado em São Paulo, o Itaú deu mais detalhes sobre as ações de comemoração aos 100 anos.

Além da mudança da marca, o banco também gravou uma campanha que conta com a participação da cantora Madonna e de outras personalidades do Brasil, como Fernanda Montenegro, Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Marta e Ingrid Silva.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP: mídia se sobressai e agências integradas crescem pouco

    WPP: mídia se sobressai e agências integradas crescem pouco

    Em 2023, GroupM cresceu 4,9%, enquanto receita orgânica das agências, com exceção da Ogilvy, retrocedeu 1,6%

  • Grupo de Mídia retoma Innovation Journey com viagem a Singapura

    Grupo de Mídia retoma Innovation Journey com viagem a Singapura

    Depois de viagem de Israel ter sido cancelada no ano passado, devido ao conflito no país, entidade elege país asiático como destino