Madonna estrela comercial de 100 anos do Itaú ao lado de outros artistas
Cantora participa de filme desenvolvido pela Africa Creative, que conta com outros nomes como Marta, Fernanda Montenegro e Jorge Ben Jor
Atualizada às 21h13
Madonna é uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú. Em filme desenvolvido pela Africa, a cantora se junta ao Itaú para inspirar as pessoas a serem agentes do tempo.
A campanha estreou na TV na noite desta quinta-feira, 7, no intervalo do Jornal Nacional, da Globo, e conta também com a participação de Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e a jogadora de futebol Marta. Assista:
Bem-vindos aos próximos 100 anos. pic.twitter.com/o46HmOzOIQ
— Itaú (@itau) December 8, 2023
A confirmação da participação de Madonna aconteceu em evento promovido pelo Itaú para a imprensa na manhã desta quinta-feira, 7. Antes, contudo, as pessoas já especulavam sobre a participação da artista desde a noite de quarta-feira, 6, quando uma imagem de Madonna, tirada de uma apresentação interna feita pelo Itaú, vazou no Twitter.
O banco, no entanto, negou que a participação de Madonna na campanha tenha algo alguma relação com uma possível participação da artista no Rock in Rio. Assim que a foto da cantora começou a circular nas redes, os fãs especularem que a parceria poderia indicar à apresentação de Madonna no evento, uma vez que o Itaú é o patrocinador máster do Rock in Rio, que celebrará 40 anos em setembro de 2024.
Antes da estreia oficial na TV, alguns perfis de fã-clubes da cantora postaram o vídeo que seria do comercial da marca.
A seleção dos artistas se deu pelo fato de serem personalidades que já têm um legado e que atravessam gerações, sendo referências de vitalidade e perpetuidade ao longo de sua trajetória.
A ação engloba o conceito “Feito de Futuro”. No fim da noite de quarta-feira, 6, a marca havia postado um teaser nas redes sociais, indicando algumas características dos nomes que fariam parte da campanha dos 100 anos.
Itaú e o plano de comunicação dos 100 anos
O plano de comunicação do centenário tem a conversa guiada pelo conceito “Feito de Futuro”. Do “Feito para você” a “Feito com Você”, o Itaú adota agora o slogan de “Feito de Futuro’. A proposta é trazer a solidez da marca nos últimos 99 anos e instigar o consumidor sobre os próximos 100 anos do banco.
“Só somos feitos de futuro quando colocamos nosso cliente no centro, quando estamos atento ao que eles estão nos dizendo o tempo todo”, comentou Thaiza Akemi, communication and content marketing lead do Itaú. Com as diretrizes e estratégias do plano de mídia e comunicação, o Itaú pretende trazer os consumidores para mais perto e explicar as mudanças e a marca a fundo, conforme apontou Thaiza.
As redes sociais do Itaú ganharam a nova identidade antes do filme da campanha ser oficialmente lançado no horário nobre da TV brasileira. Além disso, a instituição também apresentou a nova marca em mídia out-of-home em diversos pontos da cidade de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília e algumas cidades do interior. Essa foi a primeira campanha da Africa Creative para o Itaú nesse novo momento. Ao todo, foram mais de 28 mil telas digitais.
Ademais, durante a final do Brasileirão, transmitida pela Globo na última quarta-feira, a cada gol feito era exibido o novo logotipo do banco. O Itaú é parceiro da modalidade na emissora há 31 anos.
Madonna e os bastidores do rebranding
“Nunca estivemos mais prontos para fazer um novo posicionamento de marca e ter uma nova representação do que esse momento agora”, afirmou Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do banco, durante a apresentação à imprensa. “Não significa ruptura, mas, ao mesmo tempo, deixa claro para as pessoas a expressão da marca de uma empresa que está se transformando e em um momento importante de olhar para o longo prazo”, disse.
Deixar uma marca com grande awareness – baseado na cor laranja, por exemplo, aplicado na década de 1980 para se destacar na paisagem urbana – foi um trabalho de tentativa de busca pelo equilíbrio entre criar uma mudança sutil e dramática, mas utilizando uma transformação significativa, segundo Clayton Caetano, head de branding e design do Itaú.
A decisão de deixar o amarelo e o azul, muito associado a marcas de varejo e não guiado por tecnologia e mudança, foi baseada, segundo a marca, pela força do laranja já consolidada no imaginário brasileiro. Contudo, houve uma melhoria de legibilidade, forma do logo e mantendo um conjunto compacto a partir da tipografia, nem sempre racionalizada pelo consumidor.
A paleta parte do laranja para representar serviços de baixa renda, e vai tomando tons mais escuros de azul na escala de acordo com as ofertas de média a altíssima renda. Além disso, o banco também fez um reposicionamento de Itaú Uniclass com um tom mais escuro de azul.
A nova identidade preza, ainda, pelas diversas aplicações que a marca pode tomar daqui para frente, seja em propostas de ESG, campanha institucional, música, lifestyle, esportes, entre outros.