Madonna estrela comercial de 100 anos do Itaú ao lado de outros artistas

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Comunicação

Madonna estrela comercial de 100 anos do Itaú ao lado de outros artistas

Cantora participa de filme desenvolvido pela Africa Creative, que conta com outros nomes como Marta, Fernanda Montenegro e Jorge Ben Jor


7 de dezembro de 2023 - 11h33

Atualizada às 21h13

Madonna é uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú. Em filme desenvolvido pela Africa, a cantora se junta ao Itaú para inspirar as pessoas a serem agentes do tempo.

A campanha estreou na TV na noite desta quinta-feira, 7, no intervalo do Jornal Nacional, da Globo, e conta também com a participação de Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e a jogadora de futebol Marta. Assista:

A confirmação da participação de Madonna aconteceu em evento promovido pelo Itaú para a imprensa na manhã desta quinta-feira, 7. Antes, contudo, as pessoas já especulavam sobre a participação da artista desde a noite de quarta-feira, 6, quando uma imagem de Madonna, tirada de uma apresentação interna feita pelo Itaú, vazou no Twitter.

O banco, no entanto, negou que a participação de Madonna na campanha tenha algo alguma relação com uma possível participação da artista no Rock in Rio. Assim que a foto da cantora começou a circular nas redes, os fãs especularem que a parceria poderia indicar à apresentação de Madonna no evento, uma vez que o Itaú é o patrocinador máster do Rock in Rio, que celebrará 40 anos em setembro de 2024.

Antes da estreia oficial na TV,  alguns perfis de fã-clubes da cantora postaram o vídeo que seria do comercial da marca.

A seleção dos artistas se deu pelo fato de serem personalidades que já têm um legado e que atravessam gerações, sendo referências de vitalidade e perpetuidade ao longo de sua trajetória.

A ação engloba o conceito “Feito de Futuro”. No fim da noite de quarta-feira, 6, a marca havia postado um teaser nas redes sociais, indicando algumas características dos nomes que fariam parte da campanha dos 100 anos.

Itaú e o plano de comunicação dos 100 anos

O plano de comunicação do centenário tem a conversa guiada pelo conceito “Feito de Futuro”. Do “Feito para você” a “Feito com Você”, o Itaú adota agora o slogan de “Feito de Futuro’. A proposta é trazer a solidez da marca nos últimos 99 anos e instigar o consumidor sobre os próximos 100 anos do banco.

“Só somos feitos de futuro quando colocamos nosso cliente no centro, quando estamos atento ao que eles estão nos dizendo o tempo todo”, comentou Thaiza Akemi, communication and content marketing lead do Itaú.  Com as diretrizes e estratégias do plano de mídia e comunicação, o Itaú pretende trazer os consumidores para mais perto e explicar as mudanças e a marca a fundo, conforme apontou Thaiza. 

As redes sociais do Itaú ganharam a nova identidade antes do filme da campanha ser oficialmente lançado no horário nobre da TV brasileira. Além disso, a instituição também apresentou a nova marca em mídia out-of-home em diversos pontos da cidade de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília e algumas cidades do interior. Essa foi a primeira campanha da Africa Creative para o Itaú nesse novo momento. Ao todo, foram mais de 28 mil telas digitais.  

Ademais, durante a final do Brasileirão, transmitida pela Globo na última quarta-feira, a cada gol feito era exibido o novo logotipo do banco. O Itaú é parceiro da modalidade na emissora há 31 anos. 

Madonna e os bastidores do rebranding 

“Nunca estivemos mais prontos para fazer um novo posicionamento de marca e ter uma nova representação do que esse momento agora”, afirmou Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do banco, durante a apresentação à imprensa. “Não significa ruptura, mas, ao mesmo tempo, deixa claro para as pessoas a expressão da marca de uma empresa que está se transformando e em um momento importante de olhar para o longo prazo”, disse.

Deixar uma marca com grande awareness – baseado na cor laranja, por exemplo, aplicado na década de 1980 para se destacar na paisagem urbana – foi um trabalho de tentativa de busca pelo equilíbrio entre criar uma mudança sutil e dramática, mas utilizando uma transformação significativa, segundo Clayton Caetano, head de branding e design do Itaú.

A decisão de deixar o amarelo e o azul, muito associado a marcas de varejo e não guiado por tecnologia e mudança, foi baseada, segundo a marca, pela força do laranja já consolidada no imaginário brasileiro. Contudo, houve uma melhoria de legibilidade, forma do logo e mantendo um conjunto compacto a partir da tipografia, nem sempre racionalizada pelo consumidor.

A paleta parte do laranja para representar serviços de baixa renda, e vai tomando tons mais escuros de azul na escala de acordo com as ofertas de média a altíssima renda. Além disso, o banco também fez um reposicionamento de Itaú Uniclass com um tom mais escuro de azul. 

A nova identidade preza, ainda, pelas diversas aplicações que a marca pode tomar daqui para frente, seja em propostas de ESG, campanha institucional, música, lifestyle, esportes, entre outros. 

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