Comunicação

Johnnie Walker homenageia legado de Paulinho da Costa

Criado pela AlmapBBDO, filme-manifesta conta a história de um dos maiores percussionistas da história

i 5 de fevereiro de 2026 - 12h23

Johnnie Walker Paulinho da Costa

Percussionista Paulinho da Costa ganha homenagem da Johnnie Walker em nova campanha (Crédito: Divulgação)

Em sua nova campanha, a Johnnie Walker quer homenagear o legado de um dos maiores percussionistas da história, Paulinho da Costa, ainda desconhecido por muitos brasileiros.

Ao longo de sua carreira, Paulinho tocou na percussão de mais de seis mil faixas e gravou com mais 972 artistas nacionais e internacionais, como Michael Jackson, Madonna, Lionel Ritchie, Whitney Houston, Tina Turner, além de atuar no USA for Africa. Ao todo, 161 projetos nos quais participou tiveram indicações ao Grammy e 59 levaram o prêmio.

O carioca também já participou da trilha sonora de mais de 350 filmes, como A Cor Púrpura, Os Embalos de Sábado à Noite, Dirty Dancing, Purple Rain, Jurassic Park, Transformers, Mission: Impossible, Hairspray e Indiana Jones. Paulinho, que conta com mais de 180 álbuns e singles de ouro e platina em seu currículo, neste ano, se tornará a primeira pessoa nascida no Brasil e receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Criado pela AlmapBBDO e embalada pela canção All Night Long, de Lionel Richie, o filme-manifesto intitulado “O homem que mudou o ritmo do mundo” (veja abaixo), conta a trajetória do artista que construiu sua carreira passo a passo, atravessou fronteiras e ajudou a moldar o som de grandes clássicos globais.

A campanha integra a plataforma global de música da Johnnie Walker “Passos que mudam o ritmo do mundo”, lançada em 2025 como uma evolução de seu propósito histórico de inspirar progresso.

Globalmente, a iniciativa já fechou parceria com a Sabrina Carpenter, embaixadora da marca, e, no Brasil, com artistas, festivais e projetos culturais. Inclusive, a marca recebeu um Grand Prix em Cannes por “Errata 88”, campanha que colocou Alaíde Costa, uma das fundadoras da Bossa Nova, em evidência.

Como parte da campanha com Paulinho da Costa, a Johnnie Walker ainda financiou um documentário sobre a história do percussionista, dirigido por Oscar Rodrigues Alves e produzido por Alan Terpins. Com lançamento previsto ainda para o primeiro semestre do ano, o doc apresentará a vida e obra de Paulinho e contará com depoimentos de artistas e produtores, como Quincy Jones e Will.i.am.