Brasil manda 4,5% menos peças a Cannes
Festival tem novo recorde de inscrições: serão 37.427 concorrentes, alta de 4,6% em relação ao ano passado
Festival tem novo recorde de inscrições: serão 37.427 concorrentes, alta de 4,6% em relação ao ano passado
Alexandre Zaghi Lemos
4 de junho de 2014 - 9h05
Embora mantenha o posto de segundo maior concorrente no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontece entre os dias 15 e 21 desse mês, o Brasil diminuiu seu volume de inscrições em 4,5%. Serão 3.321 peças brasileiras, o que significa 155 a menos que as 3.476 concorrentes do País no ano passado (veja abaixo a divisão das peças do Brasil por áreas).
A participação vai na contramão do total geral do Festival, que consegue se manter em crescimento e quebrando recordes. Em 2014 há 37.427 trabalhos disputando Leões, alta de 4,6% em relação aos 35.765 de 2013.
Entre os 97 países concorrentes (outro número recorde), os Estados Unidos mantêm a dianteira no número de inscrições, com 6.213 peças, seguidos por Brasil (3.321), Reino Unido (2.757), Alemanha (2.376), França (1.838), Austrália (1.543), Japão (1.146), Canadá (995), Índia (976) e China (952).
Leia também:
Y&R e Almap lideram ranking brasileiro de inscrições
Brasil inscreve 98 cases no Lions Health
Nas 17 áreas do Festival (veja quadro abaixo com as inscrições de cada uma), destaque para o aumento de 39% em Cyber, que, assim, se torna a terceira maior do Cannes Lions (atrás somente de Outdoor e Press). A organização atribui o bom desempenho a reestruturação da área, que passa a contemplar segmentos como mídia social, branded technology e branded games. Entretanto, a maior alta se deu em PR Lions, que terá 43% mais concorrentes.
Também cresceram Branded Content & Entertainment (22%), Mobile (12%), Design (11%) e Promo & Activation (9%). Por outro lado, estão menores esse ano as áreas de Creative Effectiveness (-33%), Innovation (-23%), Titanium & Integrated (-13), Press (-12%), Film (-9%) e Radio (-7%).
Com a queda nas inscrições de Press, a área de Outdoor assume, pela primeira vez, o posto de maior em quantidade de concorrentes do Festival. Os trabalhos serão julgados por um total de 327 jurados, representantes de 44 países.
A área de Innovation já divulgou seu shortlist, com 30 cases, sendo dois brasileiros: “Anúncio Protetor”, da FCB Brasil para Nivea Sun Kids, e “Fiat Live Store”, da AgênciaClick Isobar para Fiat.
Nesse ano, há ainda a estreia do evento Lions Health, voltado para a área de saúde e bem-estar, que ocorre nos dias 13 e 14, e recebeu 1.423 inscrições de trabalhos concorrentes.
Veja no quadro abaixo como as inscrições brasileiras estão divididas nas 17 áreas do Festival, e o comparativo com o que ocorreu no ano passado:
Área
|
2014
|
2013
|
Variação
|
|
|||
Branded Content & Entertainment
|
84
|
85
|
-1%
|
Creative Effectiveness
|
5
|
2
|
150%
|
Cyber
|
182
|
142
|
28%
|
Design
|
234
|
247
|
-5%
|
Direct
|
246
|
290
|
-15%
|
Film
|
118
|
109
|
8%
|
Film Craft
|
68
|
84
|
-19%
|
Media
|
214
|
251
|
-15%
|
Mobile
|
124
|
98
|
26%
|
Outdoor
|
776
|
820
|
-5%
|
PR
|
135
|
92
|
47%
|
Press
|
714
|
797
|
-10%
|
Product Design (*)
|
19
|
|
|
Promo & Activation
|
267
|
312
|
-14%
|
Radio
|
95
|
108
|
-12%
|
Inovattion
|
15
|
17
|
-13%
|
Titanium & Integrated
|
25
|
22
|
3%
|
TOTAL
|
3.321
|
3.476
|
-4,5%
|
(*) Nova área
|
Confira abaixo o quadro de inscrições globais por área:
Área
|
2014
|
2013
|
Variação
|
Branded Content & Entertainment
|
1.178
|
968
|
22%
|
Creative Effectiveness
|
80
|
120
|
-33%
|
Cyber
|
3.660
|
2.627
|
39%
|
Design
|
2.624
|
2.373
|
11%
|
Direct
|
2.676
|
2.578
|
4%
|
Film
|
2.838
|
3.125
|
-9%
|
Film Craft
|
2.073
|
2.029
|
2%
|
Innovation
|
206
|
270
|
-23%
|
Media
|
3.127
|
3.031
|
3%
|
Mobile
|
1.187
|
1.061
|
12%
|
Outdoor
|
5.660
|
5.613
|
1%
|
PR
|
1.850
|
1.296
|
43%
|
Press
|
5.007
|
5.711
|
-12%
|
Product Design (*)
|
194
|
|
|
Promo & Activation
|
3.241
|
2.974
|
9%
|
Radio
|
1.448
|
1.552
|
-7%
|
Titanium & Integrated
|
378
|
437
|
-13%
|
TOTAL
|
37.427
|
35.765
|
4,6%
|
(*) Nova área
|
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multoshow apostam em música para se conectar com o público
IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro
Os planos de demissão foram feitos antes do Omnicom anunciar seus planos de comprar a IPG, de acordo com o aviso protocolado no estado da Califórnia