Assinar

Brasil manda 4,5% menos peças a Cannes

Buscar

Brasil manda 4,5% menos peças a Cannes

Buscar
Publicidade
Comunicação

Brasil manda 4,5% menos peças a Cannes

Festival tem novo recorde de inscrições: serão 37.427 concorrentes, alta de 4,6% em relação ao ano passado


4 de junho de 2014 - 9h05

Embora mantenha o posto de segundo maior concorrente no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontece entre os dias 15 e 21 desse mês, o Brasil diminuiu seu volume de inscrições em 4,5%. Serão 3.321 peças brasileiras, o que significa 155 a menos que as 3.476 concorrentes do País no ano passado (veja abaixo a divisão das peças do Brasil por áreas).

A participação vai na contramão do total geral do Festival, que consegue se manter em crescimento e quebrando recordes. Em 2014 há 37.427 trabalhos disputando Leões, alta de 4,6% em relação aos 35.765 de 2013.

Entre os 97 países concorrentes (outro número recorde), os Estados Unidos mantêm a dianteira no número de inscrições, com 6.213 peças, seguidos por Brasil (3.321), Reino Unido (2.757), Alemanha (2.376), França (1.838), Austrália (1.543), Japão (1.146), Canadá (995), Índia (976) e China (952).

Leia também:
Y&R e Almap lideram ranking brasileiro de inscrições
Brasil inscreve 98 cases no Lions Health

Nas 17 áreas do Festival (veja quadro abaixo com as inscrições de cada uma), destaque para o aumento de 39% em Cyber, que, assim, se torna a terceira maior do Cannes Lions (atrás somente de Outdoor e Press). A organização atribui o bom desempenho a reestruturação da área, que passa a contemplar segmentos como mídia social, branded technology e branded games. Entretanto, a maior alta se deu em PR Lions, que terá 43% mais concorrentes.

Também cresceram Branded Content & Entertainment (22%), Mobile (12%), Design (11%) e Promo & Activation (9%). Por outro lado, estão menores esse ano as áreas de Creative Effectiveness (-33%), Innovation (-23%), Titanium & Integrated (-13), Press (-12%), Film (-9%) e Radio (-7%).

Com a queda nas inscrições de Press, a área de Outdoor assume, pela primeira vez, o posto de maior em quantidade de concorrentes do Festival. Os trabalhos serão julgados por um total de 327 jurados, representantes de 44 países.

A área de Innovation já divulgou seu shortlist, com 30 cases, sendo dois brasileiros: “Anúncio Protetor”, da FCB Brasil para Nivea Sun Kids, e “Fiat Live Store”, da AgênciaClick Isobar para Fiat.

Nesse ano, há ainda a estreia do evento Lions Health, voltado para a área de saúde e bem-estar, que ocorre nos dias 13 e 14, e recebeu 1.423 inscrições de trabalhos concorrentes.

Veja no quadro abaixo como as inscrições brasileiras estão divididas nas 17 áreas do Festival, e o comparativo com o que ocorreu no ano passado: 

wraps

 

Área
2014
2013
Variação
 
Branded Content & Entertainment 
84
85
-1%
Creative Effectiveness
5
2
150%
Cyber
182
142
28%
Design 
234
247
-5%
Direct
246
290
-15%
Film 
118
109
8%
Film Craft 
68
84
-19%
Media 
214
251
-15%
Mobile 
124
98
26%
Outdoor 
776
820
-5%
PR
135
92
47%
Press 
714
797
-10%
Product Design (*)
19
 
 
Promo & Activation 
267
312
-14%
Radio 
95
108
-12%
Inovattion
15
 17
-13%
Titanium & Integrated
25
22
3%
TOTAL
3.321
3.476
-4,5%
(*) Nova área

Confira abaixo o quadro de inscrições globais por área:

   

Área
2014
2013
Variação
Branded Content & Entertainment
1.178
968
22%
Creative Effectiveness
80
120
-33%
Cyber
3.660
2.627
39%
Design
2.624
2.373
11%
Direct
2.676
2.578
4%
Film
2.838
3.125
-9%
Film Craft
2.073
2.029
2%
Innovation
206
270
-23%
Media
3.127
3.031
3%
Mobile
1.187
1.061
12%
Outdoor
5.660
5.613
1%
PR
1.850
1.296
43%
Press
5.007
5.711
-12%
Product Design (*)
194
 
 
Promo & Activation
3.241
2.974
9%
Radio
1.448
1.552
-7%
Titanium & Integrated
378
437
-13%
TOTAL
37.427
35.765
4,6%
(*) Nova área
Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multoshow apostam em música para se conectar com o público

  • IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Os planos de demissão foram feitos antes do Omnicom anunciar seus planos de comprar a IPG, de acordo com o aviso protocolado no estado da Califórnia