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Comunicação

Como Black Mirror inspirou a primeira série da Volkswagen

Criada pela AlmapBBDO e O2, projeto de branded content experimenta nova forma de comunicação da marca com o público


17 de agosto de 2017 - 16h12

Protagonista Mario (à esq.) tenta desvendar alguns mistérios com a ajuda do amigo, o jornalista Fred (Crédito: Divulgação)

Um pouco das atmosferas de Black Mirror e Mr. Robot. Embora reconheça que não tem a pretensão de comparar as duas bem-sucedidas séries ao projeto, Pernil, diretor de criação da AlmapBBDO, admite que um pouco do ritmo dos dois enredos serviu de inspiração para a criação de 01.09, a primeira websérie que a Volkswagen produz no Brasil.

Fruto de um trabalho realizado entre a marca, a agência e a produtora O2, a série difere do estilo de comunicação que a companhia de automóveis costuma fazer em território nacional. A ideia de usar uma história fictícia, que envolve um clima de suspense atrelado à tecnologia é uma forma de acompanhar as diferentes maneiras como os consumidores vêm se envolvendo com as marcas. “Não sabemos qual será o formato da propaganda daqui a alguns anos, mas acreditamos que entre as novas formas de comunicação com o público, este, sem dúvida, será um caminho muito forte”, acredita Leandro Ramiro, gerente executivo de marketing e comunicação da Volkswagen do Brasil.

Dividida em oito episódios (que vão ar sempre às sextas-feiras) a história de 01.09 gira em torno de Mario, um especialista em segurança digital que é submetido a um misterioso teste, que lhe marca a mão com a inscrição 01.09. Com a ajuda de dois amigos, Mario vai, ao longo dos episódios, desvendando uma série de enigmas. Enquanto isso, as cenas revelam algumas funcionalidades dos veículos da marca. “São tecnologias oferecidas hoje pela Volkswagen, presentes em diversos modelos da marca, tanto que apresentamos cada uma delas utilizando carros diferentes”, conta Ramiro.


Ideia e roteiro
Bem antes de a série 01.09 ganhar forma, a Volkswagen levou à AlmapBBDO a demanda de criação de um formato diferenciado, que pudesse expor todas as tecnologias existentes nos veículos premium da marca. Daí, surgiu a ideia de transformar o briefing na série. “Levamos algumas ideias de roteiros, mas 01.09 foi a que acabou encantando mais. Um seriado com um toque de suspense e sobre assuntos que são muito discutidos hoje em dia. Após uma primeira formatação do seriado e de toda a história, nós nos sentamos com a O2 para afinar cada um dos episódios, prevendo os ganchos de um capítulo para outro”, conta o diretor de criação Pernil. A série foi dirigida por Marcus Alqueres e a produtora de som, responsável pelas inserção dos ruídos dos carros em todos os episódios, foi a Punch Audio.

Embora tenha se inspirado em elementos de séries que fazem sucesso junto ao público jovem, a Volkswagen não teve essa faixa etária como único alvo ao construir o projeto de 01.09. “O grande volume dos fãs de séries tem uma faixa etária mais jovem, mas o brasileiro foi influenciado pela exposição às tecnologias e pela inovação dos meios de comunicação que vieram com ela. Por isso, mais do que o fator idade, o fator atitudinal foi o que pautou nossa decisão”, conta o gerente de marketing.

Dois episódios da série já foram lançados e um novo capítulo é liberado sempre às sextas-feiras. O conteúdo está disponível no site especial de 01.09 e também no canal da Volkswagen do Brasil no YouTube.

Seguindo a atmosfera de mistério das séries em que se inspirou, 01.09 ainda deve reservar muitas surpresas ao público, na opinião da marca e da agência. “O que podemos dizer é que a história não termina completamente no oitavo episódio (apesar do seriado se resolver completamente). Mas, como em qualquer seriado que se preze, vamos evitar spoilers”, despista Pernil.

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