Criativas criam site que falsifica RG para entrar no Young Lions
Duas profissionais da agência VCCP enxergam idadismo na competição do Cannes Lions, que admite somente publicitários com até 30 anos de idade
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Agatha O’Neill e Sarah Lisgo, criativas do escritório londrino da agência VCCP, estão protestando contra o Young Lions, competição do Cannes Lions voltada para publicitários com idade até 30 anos.
A dupla criou a campanha “Official Cannes Proof of Youth Card” (Cartão de Prova de Idade Oficial de Cannes, em tradução literal), que acusa o programa de idadismo e de cometer uma injustiça contra os profissionais que ingressaram na indústria quando já não eram tão jovens.
É o caso de uma delas: Agatha começou a estudar na School of Communications Arts 2.0 aos 30 anos.
Ao descobrir que não poderia entrar no Young Lions por conta de sua idade, em 2021, ela se sentiu desapontada. “Traballhei duro para mudar minha carreira e fiz muitos sacrifícios”, disse. “Cannes é uma instituição altamente estimada e, numa indústria que já luta para ser diversa, acho que temos uma grande oportunidade de dar o exemplo”.
Em carta aberta ao festival, as criativas argumentam que o limite de idade é excludente, já que um profissional de 30 anos pode ter nove anos de carreira e ocupar uma posição sênior, enquanto uma de 31 há menos de um ano no mercado é impedida de participar do Young Lions.
“Se estamos premiando pessoas por suas conquistas no começo de suas carreiras, isso deveria se basear na quantidade de tempo que estão na indústria, não na idade que têm”.
Com layout típico do início dos anos 2000, o site recorre a uma linguagem bem-humorada para atrair apoiadores da causa. Cada pessoa que assina a petição ganha um RG falso com fotos de terceiros na infância ou na adolescência.
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