Assinar

Daimler Truck convida mais de 20 agências para concorrência e gera polêmica

Buscar

Daimler Truck convida mais de 20 agências para concorrência e gera polêmica

Buscar
Publicidade
Comunicação

Daimler Truck convida mais de 20 agências para concorrência e gera polêmica

Empresas como Artplan, DM9, Fbiz, Pullse e Lew’Lara já declinaram a participação na disputa promovida pelo grupo responsável por Mercedes-Benz, cuja conta está de saída da Africa Creative


29 de novembro de 2024 - 22h00

(Crédito: Reprodução/Mercedes-Benz Caminhões)

(Crédito: Reprodução/Mercedes-Benz Caminhões)

A Daimler Truck AG, donas das operações Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Cars & Vans e Banco Mercedes-Benz, está promovendo um processo de concorrência por sua verba de publicidade.

O que chama atenção, no entanto, é o número de agências que foram convidadas a participar. Ao menos 25 empresas foram sondadas para a seleção, segundo informações obtidas pela reportagem. São elas: Ampfy, Artplan, BETC Havas, Chairo, David, Desafio, DCS Brasil, DM9, DPZ, Fbiz, Galeria, Indexnet, Mestiça, Moma, Lepera, Leo Burnett, Lew’Lara\TBWA, Ogilvy, Publicis Brasil, Pullse, Race, Solo, Soloed, Troup/Cyranos e VML.

Dessas, declinaram o chamado as empresas Artplan e Pullse, ambas do Grupo Dreamers, além de DM9, Fbiz e Lew’Lara. Já BETC e David estão na disputa pela verba, que é avaliada em cerca de R$ 5 milhões anuais.

O CEO da DM9, Pipo Calazans, publicou em seu LinkedIn um texto, sem citar o nome do anunciante, relatando que optou por não participar de uma concorrência com mais de 20 empresas. “O papel do cliente é entender o que precisa e convidar agências alinhadas aos seus objetivos. Concorrer faz parte do negócio, mas não dessa forma. Se quisermos um mercado mais forte, precisamos dizer ‘não’ à práticas que desrespeitam o trabalho das agências. Porque isso não é concorrência. É um desserviço”, escreveu.

Neste mês, chega ao fim o contrato entre a Mercedes-Benz e sua atual agência, a Africa Creative, que abriu mão da contas pois, há algumas semanas, voltou a atender Mitsubishi e Suzuki, ex-clientes da Tech and Soul.

Descontentamento de agências com práticas de concorrências

Publicada por Meio & Mensagem em setembro, a pesquisa Cliente Ideal perguntou às agências quais são as práticas que mais valorizam e as que mais desprezam nos anunciantes. Metade das lideranças que responderam ao questionário apontam as práticas que envolvem as concorrências como o ponto mais danoso para todas as partes envolvidas.

Motivação de reduzir custos, excesso de agências convidadas, falta de remuneração para as participantes, ausência de critérios claros e retornos demorados e inconsistentes foram alguns dos principais problemas apontados pelos executivos das agências, que descreveram tais processos como “bizarros”, “predatórios”, “nocivos”, “míopes” e “abusivos”.

Um dos executivos ouvidos pela reportagem sobre a concorrência da Daimler Truck disse que não somente a quantidade de agências chamadas, quanto a disparidade entre os perfis e tamanhos de cada uma, denotam falta de clareza por parte do anunciante sobre o que procura em uma parceira de publicidade.

A Daimler Truck não respondeu aos contatos da reportagem até o momento da publicação desta matéria.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: final da Libertadores embala comunicação

    Campanhas da Semana: final da Libertadores embala comunicação

    Burger King e Popeyes apresentam duelo entre fogo e galo, enquanto Betano homenageia torcida do Atlético

  • Estadão escolhe Africa Creative como agência

    Estadão escolhe Africa Creative como agência

    Agência já desenvolveu a nova logomarca do veículo e, agora, terá como missão desenvolver a campanha de 150 anos do jornal