‘Fuck the Diet’ gera polêmica
Slogan adotado pela Ogilvy Dusseldorf para campanha da Unilever dá margem a questionamento sobre pertinência do uso de um palavrão
Slogan adotado pela Ogilvy Dusseldorf para campanha da Unilever dá margem a questionamento sobre pertinência do uso de um palavrão
Meio & Mensagem
12 de abril de 2012 - 9h40
Uma campanha veiculada na Alemanha desde a semana passada vem causando polêmica no mercado publicitário internacional. Para anunciar a linha de produtos de baixa caloria Du Darfst, da Unilever, a Ogilvy Dusseldorf decidiu encerrar os anúncios com a assinatura “Fuck the Diet”, em inglês (assista ao comercial abaixo).
O uso da assinatura foi considerado excessivo por parcelas de consumidores, já que o comercial para TV começa a ser veiculado pela manhã, quando crianças estão de olho também nos intervalos. A página da marca no Facebook, que apresenta a campanha – e um botom com os dizeres “Fuck the Diet” – recebeu reclamações de internautas. A mídia especializada tem considerado o uso do slogan indevido. A Unilever, por sua vez, preferiu manter a comunicação no ar.
Uma porta-voz da Unilever na Alemanha afirmou que “apesar da campanha corrente da Du Darfst ter se tornado centro das discussões na Alemanha – como ações de marketing eficazes deveriam – ela é voltada especialmente aos consumidores alemães e usa linguagem que nós não acreditamos que eles considerem ofensiva. Isso porque o termo é frequentemente ouvido na TV e no rádio alemães, usado por revistas e jornais, e não é considerado ofensivo pelos consumidores alemães no contexto de ‘não se preocupe’.”
Ela acrescentou ainda que a campanha busca estimular que os consumidores mantenham um peso saudável, por meio de uma dieta e um estilo de vida saudáveis. Por fim, informou que “Fuck the Diet” foi baseada numa pesquisa em que 80% das mulheres ouvidas declararam achar dietas algo difícil de adotar e seguir. A linha Du Darfst de produtos de baixa caloria inclui salsicha, manteiga, queijo, saladas prontas, entre outros.
Com informações do Advertising Age.
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