Comunicação

Grupo Boticário cria iniciativa por Skincare Responsável

Empresa terá selo para destacar que produtos para a pele são direcionados a adultos e quer abrir diálogo sobre pressão estética entre os adolescentes

i 27 de outubro de 2025 - 15h39

Boticário skincare

Campanha destaca como os vídeos de produtos de beleza e cuidados com a pele impactam principalmente crianças e adolescentes (Crédito: Divulgação)

Em um momento em que a discussão a respeito do uso de produtos de beleza e cosméticos por crianças e adolescentes ganha força nas redes sociais, o Grupo Boticário dá início a um movimento para destacar o “skincare responsável”, que visa, entre outras coisas, abordar e ajudar a diminuir a pressão estética enfrentada pelos mais jovens.

O movimento conta com participação de quase todas as marcas do grupo – O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e Vult – foi criado em parceria com a agência de publicidade Vult e pretende abrir um convite para que a indústria da beleza, bem como influenciadores e plataformas digitais, abram um diálogo a respeito de saúde e bem-estar na adolescência.

O primeiro movimento do Pacto Skincare Responsável foi realizado na noite desse domingo, 26, no intervalo do Fantástico, da TV Globo, com o lançamento do filme da campanha.

A peça publicitária destaca a vasta quantidade de vídeos com conteúdo sobre tratamentos anti-idade, prevenção de rugas e cuidados com a pele, que são publicados diariamente na internet, e como eles são, majoritariamente, consumidos por garotas e pessoas jovens, que não são o público-alvo daqueles produtos. Assista:

Para reforçar o movimento, o Grupo Boticário contará com o reforço da apresentadora Angélica, que desde cedo foi exposta na mídia e que, atualmente, mais madura e mãe de adolescentes, vê a responsabilidade de debater sobre pressão estética e saúde dos mais jovens.

Os pilares do Pacto do Skincare Responsável

Além da campanha publicitária, que visa convidar para o debate a respeito da difusão de uma ideia de beleza mais saudável e responsável, o Grupo Boticário também criou um selo para a iniciativa, que já está presente nos sites e plataformas digitais das marcas O Boticário, Vult, Eudora e Quem Disse, Berenice?

A partir de novembro, todos os conteúdos postados por essas marcas nas redes sociais a respeito de produtos de cuidados com a pele, que sejam direcionados a pessoas com mais de 18 anos, trarão a mensagem “recomendado para peles adultas”.

Também no ambiente digital, o grupo criou uma landing page que reúne informações de especialistas em cuidados com a pele com a proposta de tirar dúvidas a respeito do uso de determinados ativos ou ingredientes.

A marca, ainda, irá assegurar que todos os seus produtos são 100% livres de substâncias comprovadamente classificadas como disruptores endócrinos, a fim de preservar a saúde dos consumidores.

De acordo Renata Gomide, vice-presidente de marketing do Grupo Boticário, mais do que uma campanha, a proposta é convidar a indústria a criar uma nova forma de se comunicar.

“A conversa sobre skincare já está acontecendo e, como marca, é nossa responsabilidade educar e proteger as novas gerações diante de um cenário em que os jovens têm cada vez mais acesso a conteúdos que estimulam o uso precoce de skincare. O selo é a materialização do nosso propósito: ele conecta a necessidade de informação dos pais com a responsabilidade dos criadores de conteúdo”, diz.

Alessandra Visintainer, managing director da Gut São Paulo, reforça que, como agentes de comunicação, é preciso estar sempre atento às questões de utilizada pública e atuar para mudar comportamentos. “. Hoje nossa luta é em defesa da pele e do bem-estar de tantas meninas, e pelo futuro de cada uma delas”, complementa.