Comunicação
Ibope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011
Casas Bahia e Y&R mantêm liderança, e Unilever, Reckitt Benckiser e Cervejaria Petrópolis são destaques dentre anunciantes
Ibope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011
BuscarIbope Monitor: publicidade cresce 16% em 2011
BuscarCasas Bahia e Y&R mantêm liderança, e Unilever, Reckitt Benckiser e Cervejaria Petrópolis são destaques dentre anunciantes
Felipe Turlao
19 de janeiro de 2012 - 6h16
Os investimentos em publicidade no Brasil saltaram 16% em 2011 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ibope Monitor. Dentre as mídias não houve grandes variações, já que a TV aberta continua com sua participação de 53%, Jornal perdeu um ponto e ficou com 20%, e Revista e TV por Assinatura mantiveram 8%. A Internet saltou dois pontos e descolou de Radio, com 6% e 4% respectivamente.
Casas Bahia segue como maior anunciante, mas chamaram as atenções a alta de 35% nos investimentos da Unilever, segunda colocada, e a subida da Reckitt Benckiser da oitava para a quarta colocação, ficando atrás da Ambev e à frente da Hyundai Caoa, que reduziu os investimentos e caiu da terceira para a quinta posição. A Cervejaria Petrópolis também ampliou bastante seus investimentos, atingindo o sexto lugar (era décimo segundo em 2010). Caixa, Volkswagen, Procter&Gamble e Fiat fecham o Top Ten.
Dentre as agências, a Y&R continua na liderança, seguida por AlmapBBDO, Ogilvy, JWT, WMcCann, Euro RSCG, BorghiErh/Lowe, Africa, Neogama/BBH e Publicis.
Já as praças com maior crescimento foram Interior de São Paulo, Fortaleza e Brasília, com altas de 22%, 20% e 19%. Dentre os setores da economia, Varejo continua na liderança com 22% de participação, mas o destaque ficou por conta de Higiene Pessoal e Beleza, que foi da quinta para a terceira colocação. Veículos terminou em segundo novamente, e Serviços ao Consumidor e Mercado Financeiro e Seguros perderam espaço no ranking para Higiene.
Os números do Monitor Evolution, do Ibope, consideram 39 praças e nove meios (TV aberta, jornal, revista, TV por assinatura, internet, rádio, cinema, mobiliário urbano e outdoor). Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos – o que causa uma grande distorção nos números absolutos de investimentos de anunciantes e agências, muito acima da realidade. Além disso, o instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.
Confira abaixo rankings de agências e anunciantes:
Posição | Agências | Investimento (em R$ mil) |
1 | Y&R | 6.166.240 |
2 | AlmapBBDO | 2.784.773 |
3 | Ogilvy | 2.630.036 |
4 | JWT | 2.359.939 |
5 | WMcCann | 2.284.656 |
6 | Euro RSCG | 2.245.958 |
7 | BorghiErh/Lowe | 1.943.703 |
8 | Africa | 1.811.320 |
9 | Neogama/BBH | 1.791.391 |
10 | Publicis* | 1.768.703 |
11 | Giovanni+DraftFCB | 1.733.882 |
12 | Z+ | 1.685.649 |
13 | F/Nazca S&S | 1.634.957 |
14 | DM9DDB | 1.579.892 |
15 | Multi Solution | 1.249.330 |
16 | PPR | 1.235.994 |
17 | Talent | 1.211.968 |
18 | Leo Burnett | 1.181.765 |
19 | Loducca | 1.116.814 |
20 | Artplan | 984.568 |
*Soma de Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Red Lion
Top 10 Anunciantes | Investimento | ||
R$ mil | Posição 2011 | Posição 2010 | |
Casas Bahia | 3.371.015 | 1 | 1 |
Unilever | 2.609.250 | 2 | 2 |
Ambev | 1.314.751 | 3 | 4 |
Reckitt Benckiser | 1.179.321 | 4 | 8 |
Hyundai Caoa | 1.098.751 | 5 | 3 |
Cervejaria Petropolis | 1.097.790 | 6 | 12 |
Caixa | 1.092.777 | 7 | 5 |
Volkswagen | 989.681 | 8 | 10 |
Procter & Gamble | 979.939 | 9 | 9 |
Fiat | 956.683 | 10 | 7 |
Leia também:
Agências e anunciantes que mais crescem
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix