Investimentos em publicidade no Dia dos Namorados devem crescer 10%
Mapeamento da Tunad também aponta que, no ano passado, ações publicitárias para a data aumentaram 113% em comparação com 2022
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Bárbara Sacchitiello
6 de junho de 2024 - 8h19
(Crédito: Adobe Stock)
Além de ser um momento para celebrar o amor e o romantismo, o Dia dos Namorados, há tempos, tornou-se uma data comercial importante no calendário brasileiro.
Neste ano, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), quase 100 milhões de pessoas pretendem fazer alguma compra na data – 7,6 milhões de pessoas a mais do que ano passado.
Se a movimentação no comércio aumenta, as marcas também ampliam os investimentos publicitários para chamar a atenção dos apaixonados. A Tunad mapeou, com base em análises em campanhas publicitárias de Dia dos Namorados dos últimos anos, que o volume de investimentos em mídia em 2024, para a data, deve aumentar 10% em relação a 2023.
A empresa de pesquisas fez uma análise a partir das inserções comerciais a respeito do Dia dos Namorados veiculadas na TV aberta e nos canais pagos, em São Paulo, nos 15 dias que antecedem a data, nos últimos três anos.
Em 2023, a Tunad mapeou um aumento de 113% no volume de inserções comerciais e um crescimento de 230% em relação aos investimentos das marcas na data, comparando com o ano de 2022.
No ano passado, foram veiculadas 3.115 inserções relacionadas ao Dia dos Namorados na TV aberta e canais pagos, na região de São Paulo. Para essa movimentação, a Tunad estima que as marcas fizeram um investimento de R$ 27,8 milhões.
A Tunad também mapeou, com base nessas análises, as marcas que mais dedicaram investimentos para publicidade no Dia dos Namorados.
Em 2023, a Vivo ficou na liderança, com um investimento estimado em R$ 15 milhões. A Renner vem na sequência, com R$ 6,3 milhões.
A Renner, inclusive, havia liderado, em termos de investimentos, no Dia dos Namorados de 2022, com um montante de superior a R$ 3,4 milhões direcionados à mídia. Ainda no ano passado, a Havan ficou em segundo lugar, com investimento estimado de R$ 1,4 milhão.
Já em 2021, a Shopee foi o grande destaque em termos de volume de investimentos. Segundo o mapeamento da Tunad, o e-commerce investiu mais de R$ 17,4 milhões em publicidade na data.
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