Assinar

Lightfarm e Jamute são as produtoras brasileiras mais premiadas

Buscar

Lightfarm e Jamute são as produtoras brasileiras mais premiadas

Buscar
Publicidade
Comunicação

Lightfarm e Jamute são as produtoras brasileiras mais premiadas

Campanhas criadas por agências do exterior consagram as líderes do Ranking Meio & Mensagem, no consolidado de 12 festivais de criatividade realizados em 2023


28 de fevereiro de 2024 - 6h00

“The Bridge”: criações do exterior garantem bom desempenho para as brasileiras Lightfarm e Jamute

O trabalho para agências de publicidade de outros países, algumas delas com criação dirigida por profissionais brasileiros, garantiu muitos prêmios em 2023 para as produtoras de filmes e som instaladas no País.

O caso mais emblemático é “The Bridge”, criada pelo escritório de Toronto da Klick Health, rede que tem liderança criativa do brasileiro Bernardo Romero, para a Pets Are Wonderful Support (PAWS) NY. A animação foi criada pela Lightfarm Studios, do Rio de Janeiro, com trilha feita pela Jamute, de São Paulo. As duas são as produtoras de filmes e de som líderes do Ranking Meio & Mensagem, única iniciativa no mercado brasileiro que consolida anualmente os resultados das mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. Nesta edição, estão considerados 12 festivais.

A mesma Klick Health encomendou para a The Youth, de Curitiba, e para a Jamute, a produção de outro filme premiado: “Thirst”, para a podHER, ONG fundada pela bailarina brasileira Ingrid Silva.

Também criado por agência do exterior, mas com DNA brasileiro na produção, “Shout” tem direção de Vellas e produção de som da Quiet City Music + Sound. O filme desenvolvido no México para a Telefónica Movistar, pelas bases locais da VMLY&R e da Rebolucion, aborda o problema da homofobia no país, ao som de uma adaptação do hit do Tears for Fears.

Esses são três exemplos das ótimas possibilidades abertas para os talentos brasileiros da área de produção. As listas de produtoras completam a edição 2023 do Ranking Meio & Mensagem, que já publicou, no início do mês, as agências, anunciantes e campanhas mais premiados.

Veja abaixo os rankings de produtoras de filme e som

Como é feito o ranking

O Ranking Meio & Mensagem adota os pesos dados aos troféus pelo Cannes Lions: cada Grand Prix vale 30 pontos; cada Ouro, 15 pontos; cada Prata, 7 pontos; e cada Bronze, 3 pontos. Os 12 eventos considerados para as listas de produtoras são divididos em três grupos. Para definir o peso de cada um são levados em conta a abrangência dos eventos, o prestígio de que desfrutam entre os profissionais de criação e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.

O primeiro grupo, com peso 15, inclui o Cannes Lions e do D&AD. No segundo grupo, com peso 10, estão The One Show, ADC Awards e Clio Awards (incluindo suas divisões de Entertainment, Health, Music e Sports). Com peso 5, são considerados New York Festivals Advertising Awards (NYF), London International Awards (LIA), El Ojo de Iberoamérica (com exceção do El Ojo Local), Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano (da Globo — com exceção das categorias Ações em Conteúdo e Integrada) e Melhor Comercial do Brasil (do SBT), além do YouTube Works Awards, incluído pela primeira vez.

No grupo dos festivais com peso 5, os vencedores nacionais do Profissionais do Ano e o ganhador do Melhor Comercial do Brasil computam os pontos de Grand Prix; os premiados regionais do Profissionais do Ano somam os pontos de Ouros; no YouTube Works Awards todos os premiados, que não o Grand Prix, recebem os valores atribuídos a Ouros — isso ocorre porque esses três prêmios têm apenas um premiado por categoria, sem a divisão de Ouros, Pratas e Bronzes.

Em todos os festivais, para as produtoras de filmes e de som são consideradas as áreas de film, film craft, online film, animação, branded entertainment (film, vídeo, music videos, online series), design craft (animation, moving image), digital (video design, animação), direct (film, video), social media (social video), games (branded content/film, live action trailer), fan engagement (film), animated illustration, digital craft (animação), entertainment for music, mídia (plataformas audiovisuais), produção audiovisual e conteúdo (impulsionados pela música). Somente as produtoras de filmes somam ainda os pontos de film craft (direção, fotografia, edição, montagem, casting e efeitos visuais) e filme (direção de arte). Exclusivamente para as produtoras de som, valem os prêmios das áreas de radio, audio, audio craft, film craft (music, sound design), use of music in film, digital (music, sound design), direct (áudio) e health & wellness (sound design).

Desde a edição anterior, relativa aos prêmios de 2022, são contabilizados, além das campanhas brasileiras, os filmes e trilhas realizados por produtoras instaladas no País para agências e anunciantes do exterior, desde que creditadas nos sites e/ou materiais de divulgação dos eventos considerados.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025

  • Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança