Africa e Ambev são a agência e o anunciante mais premiados do País
Confira o Ranking Meio & Mensagem que consolida os resultados de 15 dos principais festivais nacionais e internacionais de publicidade realizados em 2023
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Alexandre Zaghi Lemos
1 de fevereiro de 2024 - 6h00
Africa Creative e Ambev são novamente a agência e o anunciante mais premiados do Brasil segundo o Ranking Meio & Mensagem, que consolida os resultados de 15 festivais nacionais e internacionais de publicidade. Essa dobradinha se repete há cinco anos. No levantamento relativo a 2023, Africa Creative e Ambev ocupam também, ao lado da Wieden+Kennedy, o primeiro lugar na lista de campanhas de melhor performance, com “#TrazAsBudsPraCasa”, desenvolvida para a cerveja Budweiser.
Além de trabalhos criados por Africa Creative e Wieden+Kennedy, somaram pontos para a Ambev ações desenvolvidas por Gut, Soko, David, CP+B, AKQA, Gana e Agência California. A liderança da Africa Creative se deve, além dos trabalhos para as marcas Budweiser e Brahma, da Ambev, a campanhas desenvolvidas para Vivo, Kraft Heinz, Trucss e House of Lapland.
As 10 melhores campanhas de 2023
Em todos os três rankings, as líderes estão bem à frente das demais empresas e ações destacadas. Entre as agências, o pódio se forma com AlmapBBDO e Wieden+Kennedy. No topo da lista de anunciantes, estão também Vivo e Mercado Livre. Faça download grátis do Ranking Meio & Mensagem pelo formulário do final desta reportagem.
Recorde de troféus
A edição 2023 do Ranking Meio & Mensagem contabilizou 705 troféus conquistados por empresas brasileiras que lideraram ou cocriaram as campanhas consideradas. O total é 6% maior que a quantidades de prêmios ganhos em 2022, quando já havia sido registrado uma alta de 13% sobre 2021.
A metodologia usada para a construção dos rankings é a mesma das edições anteriores, com uma única inclusão. Aos 14 festivais considerados nos anos anteriores foi adicionado o YouTube Works Awards, como reconhecimento à consolidação deste prêmio no reconhecimento da criatividade em vídeo para as mídias digitais. Única do gênero no mercado brasileiro, a iniciativa soma o desempenho das empresas atuantes no País nos principais festivais globais, regionais e nacionais cujo foco principal é a criação publicitária.
Dos 15 eventos monitorados, houve prêmios para campanhas brasileiras em 14: Cannes Lions, D&AD, Effie Worldwide, One Show, Clio Awards (incluindo suas divisões, como as de Entertainment, Health, Music e Sports), Effie Awards Latin America, Effie Awards Brasil, New York Festivals Advertising Awards, London International Awards, El Ojo de Iberoamérica, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano (da Globo), Melhor Comercial do Brasil (do SBT) e YouTube Works Awards. Somente no ADC Awards não houve agência e anunciantes brasileiros entre os vencedores, apenas produtoras, que serão consideradas nos rankings de produção, a serem publicados nas próximas edições de Meio & Mensagem.
Duas campanhas listadas entre as 15 primeiras já apareceram no ranking anterior, relativo aos prêmios de 2022: “#BugKing”, da David para Burger King, 6ª colocada nos dois anos; e “Lu do Magalu”, da Ogilvy para Magazine Luiza, que foi a 5ª colocada no consolidado de 2022 e, agora, aparece na 8ª, graças a troféus como o Global Best of the Best, do Effie Worldwide 2023, conquistada inédita de uma agência brasileira, na disputa que envolve os vencedores de Grand Effies e Ouros em todos os Effies realizados pelo mundo no ano anterior —o case foi o ganhador do Grand Effie Brasil, em 2022. Entretanto, mesmo que somassem os pontos dos dois anos, não atingiriam o total da líder de 2023, da Budweiser.
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