Mamíferos: Conar pede retirada de filme e NotCo se defende
Com paródia do comercial de 1996, marca quis mostrar que o leite de vaca pode não fazer bem às pessoas

Campanha lançada pela NotCo mostrava os mamíferos da Parmalat, já adultos, sofrendo após beber leite (Crédito: Divulgação)
Poucos dias depois de ter lançado uma campanha que faz uma releitura do clássico comercial dos “Mamíferos”, criado pela Parmalat na década de 1990, a NotCo pode ter de tirar a ação publicitária do ar por determinação do Conar.
Na sexta-feira, 4, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária decidiu emitir liminar solicitando a suspensão imediata do filme lançado no último dia 2 pela NotMilk, marca de leite à base de produtos vegetais.
No comercial, os mamíferos – que desta vez, são adultos – aparecem com a barriga inchada e se queixando após tomarem leite de vaca. A proposta da NotCo era defender os alimentos feitos de ingredientes vegetais, mostrando potenciais problemas que as bebidas de origem animal, como o leite, podem causar.
A campanha foi criada pela David e produzida pela O2.
A estratégia da NotCo, no entanto, não caiu bem para a Parmalat, que acionou o Conar por considerar que o novo comercial da NotCo fez “exploração de campanha reconhecida e de informação sobre malefícios do produto”.
NotCo apresentará defesa
A reportagem questionou a NotCo a respeito da liminar e a empresa confirmou que foi notificada pelo Conar em relação à campanha. A empresa promove que apresentará defesa, por meio de sua assessoria jurídica, e diz acreditar que, além da liberdade de escolha dos consumidores, “há uma demanda crescente por alternativas inovadoras e sustentáveis”. Veja a íntegra do comunicado da NetCo abaixo:
“A NotCo confirma ter sido notificada pelo Conar em relação à recente campanha publicitária da marca, e informa que apresentará sua defesa por meio de sua assessoria jurídica. A empresa reafirma seu compromisso com a ética publicitária, o cumprimento das normas legais e o respeito ao ambiente concorrencial. Ainda, reitera que está atenta às necessidades do mercado e da sociedade, especialmente no que diz respeito à garantia da segurança, saúde e bem-estar. Acredita que, além da liberdade de escolha dos consumidores, há uma demanda crescente por alternativas inovadoras e sustentáveis, o que reforça o propósito da marca de oferecer produtos que unam sabor, nutrição, responsabilidade e tecnologia.”
Um dos maiores sucessos da publicidade brasileira, lançada em 1996, a campanha “Mamíferos” foi criada pela DM9 e encantou o público ao mostrar crianças vestidas com roupas de diferentes mamíferos. A ideia era mostrar a importância do leite.
A peça publicitária originou pelúcias licenciadas colecionáveis, que foram sucesso de vendas. A campanha chegou a ser refeita anos mais tarde, como tentativa de reviver o sucesso do passado.
A última delas foi em 2017, quanto a Parmalat retomou os mamíferos, que, dessa vez, interagiram com um especialista da marca para falar sobre as etapas de produção do leite. Essa campanha foi criada pela BETC/Havas.