Comunicação

R/GA adquire estúdio de inovação em inteligência artificial

Negociação pretende aprimorar as entregas de inovação e inteligência artificial pela agência

i 23 de julho de 2025 - 11h33

Nota atualizada às 13h

RGA IA

(Crédito: Shutterstock)

Do Ad Age

A R/GA fez sua primeira aquisição desde que se separou do Interpublic Group of Cos., em março – e a primeira de sua história – com a compra de um estúdio de inovação em inteligência artificial chamado Addition. O negócio traz cerca de uma dúzia de funcionários da Addition para a operação global da R/GA, que conta com 900 pessoas.

A agência afirmou que o acordo incorporará a expertise da Addition na construção de processos e sistemas de IA à forma como a R/GA trabalha para seus clientes.

“Essa mudança representa um investimento significativo e tangível nos novos tipos de talentos e capacidades habilitadas por IA que acreditamos que moldarão a próxima geração de experiências criativas para os clientes”, diz Robin Forbes, CEO global da R/GA.

A Addition foi fundada em 2021 pelo CEO Paul Aaron e pelo CTO Rick Barber, que permanecerão em seus cargos na empresa, que seguirá atuando como uma marca independente.

Embora seja uma empresa pequena, a Addition realizou trabalhos notáveis para The New York Times, Google, Realtor.com, Prudential e outras marcas. A operação é especializada em estratégia e pesquisa de IA, personalização, construção de produtos e muito mais.

A R/GA não compartilhou detalhes financeiros do acordo. Embora a aquisição tenha sido feita usando recursos do fundo de inovação da agência, que foi apoiado pelo parceiro de private equity, Truelink Capital, Forbes descreveu a Addition como sendo, agora, propriedade total da R/GA.

Segundo o CEO da R/GA, o maior atrativo foram as raízes nativas de IA da Addition. “Eles realmente entendem inerentemente e constroem soluções de IA desde o nível de design do sistema”, afirma. Forbes ressalta que ele e Tiffany Rolfe, diretora de criação global e presidente global da R/GA, buscarão integrar a estrutura da Addition para trabalhar com sistemas de IA dentro da agência. (Rolfe e Aaron trabalharam juntos na Crispin Porter + Bogusky no início de suas carreiras e mantiveram contato.)

“Um sistema de IA é essencialmente um aplicativo de software que envolve modelos de IA generativos e os governa”, explicaAaron. “Ele permite que os modelos generativos trabalhem juntos.” A Addition desenvolveu “abordagens arquitetônicas e estruturas” que lhe permitem “lançar algo que é um protótipo funcional em muito pouco tempo”, disse ele.

Uma parte fundamental dessa velocidade é a codificação assistida por IA. “Uma quantidade realmente significativa do nosso código neste ponto é assistida por IA. Isso também está acelerando rapidamente nossa capacidade de lançar esses sistemas”, comenta Aaron.

Essa forma de trabalhar muda a maneira como as empresas constroem equipes e é algo que a R/GA buscará implementar.

“Estamos vendo que podemos trabalhar com muito mais agilidade, que existe agora esse tipo híbrido de talento… quase não importa em que disciplina você esteja”, diz Forbes. “Estamos realmente focados em garantir que nossas equipes, independentemente da disciplina, sejam altamente fluentes em tecnologia de IA.”

A R/GA tem acelerado seu investimento em IA, incluindo o lançamento de sua plataforma proprietária de otimização de pesquisa de IA e o recente estabelecimento de sua nova equipe global de produtos de IA. A agência também tem experimentado com clientes como Google e Moncler, criando vídeos de IA.