Você se vingaria de uma empresa?
Reclame Aqui e Grey comentam os insights e os cuidados tomados no filme “Jantar da Vingança” que já contabiliza mais de 7,5 milhões de visualizações
Reclame Aqui e Grey comentam os insights e os cuidados tomados no filme “Jantar da Vingança” que já contabiliza mais de 7,5 milhões de visualizações
Luiz Gustavo Pacete
4 de maio de 2016 - 17h10
04O “Jantar da Vingança”, vídeo do Reclame Aqui criado pela agência Grey e publicado na última sexta-feira, 29, já pode ser considerado um viral com mais de sete milhões de visualizações e 300 mil compartilhamentos. O sucesso da campanha vem acompanhado de repercussões negativas e positivas nas redes sociais. No filme, três executivos de empresas reclamadas no site são convidados para um jantar, que, na verdade, é uma pegadinha, e provam de um mau atendimento.
No ano passado, uma campanha do Reclame Aqui, criada pela Grey e com o mesmo tom provocativo, já havia sido premiada com um Leão de Prata em PR no Festival de Cannes. O vídeo “A Arte da Espera” mostrava a saga para cancelar um serviço de telefonia.
A ideia do filme “Jantar da Vingança”, segundo Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui, não foi criar um alvo, mas personificar características de um mau atendimento. “Tomamos vários cuidados, entre eles, o de não expor nem empresas e nem restaurantes” comenta. O executivo esclarece que um funcionário não pode ser responsabilizado pelo mau atendimento de uma empresa, mas o perfil dos convidados para o jantar era de diretores que tinham autonomia para decidir sobre assuntos dentro de suas companhias.
“Não queremos que as pessoas se vinguem de ninguém mas que as próprias empresa reclamadas reflitam sobre o quanto é ruim ser desrespeitado e mal atendido”, diz Paniago. Questionado sobre o uso da palavra vingança na comunicação do Reclame Aqui em um momento de tensão no País e nas redes sociais, Paniago esclarece que existem riscos e sempre haverá espaço para o contraditório, mas que os resultados estão sendo satisfatórios e o objetivo principal está sendo alcançado.
Rodrigo Jatene, CCO da Grey Brasil, explica que o “Jantar da Vingança” é uma continuidade do case “A Arte da Espera”. “O objetivo era mostrar que o Reclame Aqui está do lado dos consumidores, representa os consumidores e faz isso na prática”, diz. De acordo com Jatene, não há a pretensão de expor ninguém ao ridículo e a ideia de vingança é muito mais no sentido de pegadinha do que algo ruim ou hostil. “Sabíamos das polêmicas que poderiam surgir e tomamos muitos cuidados de preservar cada uma dessas pessoas”, reforça Jatene que comemora o resultado do vídeo até agora.
Ele reforça que o fato de, na prática, o Reclame Aqui cumprir aquilo para o qual se propõe dá força para a marca, em um tipo de campanha mais ousada como esta. “O Reclame Aqui sempre se colocou do lado do consumidor para lidar com grandes empresas que o desrespeitam e fica muito mais fácil um tipo de campanha como essa quando a empresa realiza aquilo a que se propõe”, explica.
Assista aos dois cases do Reclame Aqui criados pela Grey:
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