Conar lança guia para publicidade com influenciadores

Buscar

Conar lança guia para publicidade com influenciadores

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar lança guia para publicidade com influenciadores

Documento, criado pelo grupo de trabalho de publicidade digital, visa especificar definições éticas para as ações de marcas com criadores de conteúdo


9 de dezembro de 2020 - 6h00

(Crédito: Ferrantraite/ iStock)

Para acompanhar os novos formatos de publicidade das mídias sociais, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) lança o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho para a publicidade digital, criado em 2019 com o intuito específico de estabelecer regras e normas para a conduta ética nos anúncios e campanhas no ambiente digital.

O objetivo do guia é definir as regras para as ações publicitárias realizadas no ambiente digital, sobretudo as desenvolvidas por criadores de conteúdo, que já respondem por boa parte dos processos analisados pelo Conar nos últimos anos. De acordo com os especialistas da entidade responsáveis pelo guia, os influenciadores “possuem reconhecida posição de destaque no ambiente online, podem desenvolver papeis econômicos que contribuem para o suporte das atividades de criação de conteúdos relevantes, integrando, dessa forma, a cadeia de comunicação comercial digital.”

A primeira parte do guia define o que caracteriza a publicidade feita por um influenciador: divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a ele associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e agência, e ingerência por parte deles sobre o conteúdo da mensagem.

Um dos pontos que o guia enfatiza é a necessidade de o conteúdo ser identificado como publicidade, sugerindo a sinalização por meio de palavras como ‘publicidade’, ‘publipost’ e ‘publi’.

Outro ponto destacado no guia é a importância de agências e anunciantes moverem esforços para informar o influenciador a respeito das regras do Código de Autorregulamentação e dos cuidados que devem ser tomados com a postagem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Pfizer transfere funções criativas do IPG para o Publicis Groupe

    Pfizer transfere funções criativas do IPG para o Publicis Groupe

    A mudança de agências ocorre apenas dez meses depois que o IPG foi premiado com o negócio criativo da farmacêutica

  • WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    Austrália, Bélgica, China, Emirados Árabes e Itália serão os mercados em que as operações das duas redes irão se unir